Cotidiano

Vacinação atinge 70% da meta

Mesmo prorrogada até o próximo dia 15, a campanha de vacinação contra a gripe em Cascavel até o momento não teve um aumento significativo na cobertura dos grupos prioritários. O que antes era 69,3% subiu para 70%, um crescimento ainda pequeno dentro dos grupos.

Os menores índices ainda estão no grupo infantil, da população estimada de 18,8 mil, aproximadamente 8,4 mil crianças tomaram a dose, totalizando 44,66% de imunização do grupo. Os idosos lideram os números com mais de 94% da população desta faixa vacinada, faltando em torno de 1,5 mil para cobertura total. Os dados foram repassados pela enfermeira Cristina Carnaval da Sala de Vacinação.

Conforme a enfermeira, as Unidades Básicas de Saúde de toda a cidade estão de portas abertas para conseguir os 30% dos grupos que ainda estão sem a imunização. “A campanha termina dia 15, mesmo com a prorrogação, a procura ainda está baixa. Os postos de segunda a sexta estão abertos sem fechar para almoço a disposição para aplicação da dose em todos que fazem parte dos grupos”, conta Cristina.

BOX

Grupos que devem se vacinar

Integram os grupos prioritários pessoas a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos, trabalhadores de saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade (o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas), além dos funcionários do sistema prisional.

Os portadores de doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes, hipertensão e câncer, além daquelas pessoas que têm outras condições clínicas especiais, também devem se vacinar contra a gripe. É fundamental apresentar a carteirinha de vacinação e um documento oficial para identificação.

Foto: Arquivo

Imagem: Local_vacinação_gripe_arquivo

Legenda: