Cotidiano

Vacina da gripe no Paraná será restrita aos grupos prioritários até o fim da campanha

A Secretaria de Saúde do Paraná (Sesa) informou nesta segunda-feira (5), que vai estudar a ampliação do público-alvo com direito a ser vacinado contra a gripe somente após o término da campanha, na sexta-feira (9).

O Ministro da Saúde, Ricardo Barros, havia anunciado na sexta (2) que as doses estariam liberadas para toda a população. A ampliação foi adotada por ao menos 14 estados e o Distritro Federal.

“A Secretaria da Saúde não tem doses de vacina contra a gripe em estoque. Todos os lotes recebidos do Ministério da Saúde foram distribuídos para que os municípios pudessem conduzir a imunização nas unidades de saúde. Só após o término da campanha poderemos verificar qual é estoque remanescente e estudar a ampliação de público”, explicou o secretário de saúde, Michele Caputo Neto.

Por enquanto, têm direito à imunização no Paraná crianças de seis meses a quatro anos de idade, idosos acima de 60 anos, gestantes, mulheres em pós-parto, profissionais de saúde, indígenas, professores em atividade e doentes crônicos.

Ainda nesta semana, os membros da comissão de infectologia devem se reunir para discutir a cobertura vacinal do Paraná e as estratégias de ampliação do público-alvo de acordo com o volume de vacinas disponíveis. Até esta segunda, cerca de 2,6 milhões de pessoas haviam sido vacinadas no estado, o equivalente a 86% da meta.

Apesar da decisão da Sesa, em Maringá, no norte do estado, a Secretaria Municipal de Saúde também decidiu disponibilizar as doses para a toda a população, porém o público-alvo continua com prioridade para ser imunizado. A cidade conta ainda com 20 mil doses da vacina.