Agronegócio

Vacina contra raiva bovina é obrigatória

Serranópolis – A Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná) comunicou nessa sexta-feira (27) o Município de Serranópolis do Iguaçu quanto à obrigatoriedade de vacinação contra raiva de bovinos, equinos, ovinos e caprinos com idade igual ou superior a três meses.

Tal decisão foi tomada diante de diagnóstico positivo de raiva em bovinos na região beira parque em Serranópolis do Iguaçu. Segundo a Adapar, animais acima caracterizados terão de ser vacinados em um raio de até 12 quilômetros de distância de onde houve o foco da doença.

O produtor deverá adquirir a vacina em lojas agropecuárias.

O prazo para a vacinação vai até 16 de agosto. Após essa vacinação, a Adapar ressalta que é preciso fazer o reforço em 30 dias.

A comprovação da vacina é obrigatória, portanto, o produtor deve entregar comprovante na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, na prefeitura.

Em caso de suspeita de ataque de morcegos em animais da propriedade (sinais de mordedura de morcegos, alteração de comportamento dos animais, alteração na produção ou morte), ou em caso de possíveis sinais da doença (apatia, isolamento, perda de apetite, falta de coordenação motora, dificuldade de engolir, ranger de dentes, espasmos musculares, tremores, morte súbita), é preciso contatar imediatamente a Adapar de Medianeira no telefone: (45) 3264-4730.

A orientação é para que, caso se observe local de abrigo de morcegos, não mexer nem destruir. O espaço deve apenas ser marcado e acionar a Adapar ou a Secretaria de Agricultura do Município.