Agronegócio

Vacina contra aftosa até amanhã

A Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná) reforça que termina nesta sexta-feira, dia 15, a campanha estadual de vacinação contra a febre aftosa. A campanha tinha encerramento previsto para 31 de maio, mas foi ampliada por conta dos problemas causados pela paralisação dos caminhoneiros, que afetou a distribuição e a venda de vacinas.

Pela campanha realizada no Paraná, é obrigatória a vacinação e a comprovação da vacina de bovinos e bubalinos de até 24 meses. No Estado, são cerca de 4,2 milhões de cabeças nessa faixa de idade que precisam ser vacinadas e comprovadas.

Segundo a Adapar, já houve a comprovação de vacinação de 90% do rebanho envolvido nesta etapa.

Ao comprar a vacina nas casas agropecuárias, o produtor deve obter a nota fiscal de compra da vacina e o comprovante de vacinação e atualização cadastral. O comprovante deverá ser entregue nas unidades locais da Adapar impreterivelmente até amanhã. A comprovação também pode ser feita pela internet, no endereço adapar.pr.gov.br. Quem não vacinar vai ser fiscalizado pelos técnicos da Adapar e será obrigado a fazer a imunização assistida, além de pagar multa de cerca de R$ 100 por cabeça.