Cotidiano

Vacina contra a gripe é estendida para toda à população

Imunização está disponível em dez unidades de saúde habilitadas

Vacina contra a gripe é estendida para toda à população

Toledo – A Secretaria de Saúde está disponibilizando para toda a população de Toledo as doses remanescentes da Campanha Nacional de Vacinação Contra o Influenza, que foi encerrada em 30 de junho. Qualquer pessoa com idade superior a seis meses de idade e que ainda não tenha sido imunizada neste ano contra a gripe pode se dirigir a uma das dez unidades de saúde habilitadas para procedimentos gerais (exceto para atendimento a pacientes com sintomas de síndrome gripal).

Cinco são na área urbana (Centro, Coopagro, Europa, Maracanã e São Francisco) e cinco no interior (Concórdia do Oeste, Novo Sarandi, São Luiz do Oeste, Vila Ipiranga e Vila Nova) – gestantes e puérperas devem procurar a UBS da Vila Paulista, exclusiva para este público.

Até a manhã de sexta-feira (17), essas unidades haviam aplicado 46.299 doses.

Distribuída gratuitamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde), cada dose garante defesas ao corpo contra os três tipos mais comuns e agressivos de gripe em circulação no País, causados pelo Influenza “A” (H1N1 e H3N2), “B” e os sazonais. “Todas as pessoas, de qualquer faixa etária, que tiverem interesse em realizar a vacinação devem procurar as unidades de saúde habilitadas o mais rapidamente possível, pois o nosso estoque vai acabar em breve. O atendimento é feito por ordem de chegada, não sendo feitos agendamentos”, observa a enfermeira da Vigilância Epidemiológica Cleunisse Sarturi.