Saúde

Vacina chega ao Paraná; No oeste, apenas 1,31% será vacinado agora

Esse é apenas o primeiro de muitos passos necessários para que boa parte da população fique protegida do coronavírus

Paraná imunizado, chegada das vacinas no Cemepar
Coronavac
Foto: Gilson Abreu/AEN
18.01.2021
Paraná imunizado, chegada das vacinas no Cemepar Coronavac Foto: Gilson Abreu/AEN 18.01.2021

Cascavel – A notícia mais esperada dos últimos meses finalmente chegou: a vacina contra a covid-19 aprovada pela Anvisa chegou ao Paraná e a imunização vai começar. Pode comemorar, mas com parcimônia. Afinal, esse é apenas o primeiro de muitos passos necessários para que boa parte da população fique protegida do coronavírus. Por isso, é preciso manter todos os protocolos de prevenção que já vêm sendo aplicados.

Neste primeiro momento, na região oeste, somando a população da 9ª Regional de Saúde de Foz do Iguaçu (405.246 habitantes), 10ª Regional de Cascavel (554.233) e 20ª Regional de Saúde de Toledo (401.772), dá um total de 1.361.251 moradores. Contudo, neste primeiro momento, 17.893 serão imunizados, o que equivale a 1,31% do total. Em todo o Paraná, são 265.600 doses.

Nas cidades, a expectativa também é grande. Ontem mesmo, todos já estavam com as seringas armadas só esperando o imunizante. Contudo, até o fim desta edição, a Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) ainda não havia divulgado o total de doses por município, apenas por Regionais. A 9ª Regional de Foz, por exemplo, vai receber 5.160 doses para imunizar 4.922 pessoas, sendo 4.141 profissionais de saúde.

De acordo com a Prefeitura de Foz, neste primeiro momento, devem ser imunizados cerca de 1.600 profissionais que atuam na linha de frente, atendendo diretamente pacientes infectados pelo coronavírus. A vacinação deve ocorrer nos locais de trabalho desses profissionais, como hospitais, UPAs (Unidades de Pronto-Atendimento) e Samu.

O Município destacou que dispõe de todos os equipamentos necessários, especialmente refrigeradores, para acondicionar em baixas temperaturas e iniciar a campanha de vacinação contra a covid-19 tão logo as vacinas cheguem. “O sistema de saúde municipal conta com refrigeradores específicos para a vacina. Esses refrigeradores e câmaras portáteis de vacinação possuem a tecnologia necessária para o armazenamento das vacinas, tanto da campanha contra a covid-19 como as demais”, disse a secretária municipal de Saúde, Rosa Jeronymo.

Segundo Adriana Izuka, responsável pelo Programa Municipal de Imunização, os equipamentos adquiridos pela prefeitura têm controles de temperatura via internet e baterias, no caso de queda de energia. “São refrigeradores que mantêm a temperatura entre e 2 a 8 graus Celsius e possuem alarmes que são acionados em caso de alguma alteração”.

“Cerca de 30 salas de vacina têm esses equipamentos. A central de rede de frio do município conta com 11 refrigeradores específicos para vacina, onde fica armazenado o estoque de imunizantes do Município”, completou.

 

 

Cascavel apresenta plano municipal

Já na 10ª Regional de Cascavel, de acordo com o Estado, 7.851 pessoas serão imunizadas, sendo 7.350 profissionais de saúde.

A Prefeitura de Cascavel divulgou no fim da tarde de ontem o Plano Municipal de Vacinação contra a Covid-19. De acordo com o documento, a expectativa do Município é vacinar agora 2.443 pessoas, que integram as 99.051 pessoas que são do grupo prioritário definido para a primeira fase da imunização.

O secretário de Saúde do Município, Thiago Stefanello, ressaltou quais os públicos imunizados nessa primeira fase. “Dentro dessa primeira fase, os grupos prioritários são compostos por: idosos acima de 60 anos que estão dentro de instituições de longa permanência e os trabalhadores desses locais; pessoas com deficiência institucionalizadas; profissionais da saúde e idosos acima de 80 anos. Essa primeira fase prevê 17.274 pessoas sendo vacinadas, dependendo, claro, da quantidade de vacinas”, esclareceu o secretário. Ou seja, sete vezes o total que vai ser imunizado agora. Por conta disso, foi definida uma ordem para o início da imunização. “Nesse momento, serão imunizados apenas os idosos em instituições e trabalhadores desses locais, pessoas com deficiência institucionalizadas e profissionais que trabalham nas UTIs Covid e no Samu com contato direto com pacientes infectados”.

Por conta disso, Thiago alerta: “Não adianta a população ir ao Centro de Eventos, nas UBSs e nas UPAs, pois, neste momento, as vacinas vão ocorrer principalmente em domicílio, nas instituições e nas alas de UTI Covid. O pessoal do Samu é que será imunizado no Centro de Eventos”, ressaltou.

As primeiras quatro pessoas a serem vacinadas em Cascavel serão: uma técnica de enfermagem da UTI covid-19 do HU (Hospital Universitário), uma técnica de enfermagem da UTI covid-19 do Hospital de Retaguarda, uma enfermeira da Atenção Primária que atuará como vacinadora e um médico da UPA.

 

Toledo define público-alvo

Na abrangência da 20ª Regional de Toledo, serão imunizadas 5.120 pessoas, das quais 3.170 são profissionais de saúde.

A Secretaria Municipal de Toledo informa que fez um levantamento dos servidores que devem receber a imunização, mas que ainda não é possível precisar quantos serão neste momento, pois também não sabia quantas doses a cidade vai receber. A vacinação em Toledo vai atender apenas os servidores de saúde com alto risco de exposição, por isso será realizada na UTI Covid-19 e nas unidades para atendimento exclusivo aos sintomáticos. Também serão imunizados aproximadamente 140 idosos e profissionais de instituições de longa permanência.

 

Menores também estão ansiosos

Municípios menores, como Santa Helena, Cafelândia e Assis Chateaubriand, informaram que estão preparados para a vacinação. Todos já retiraram os insumos nas Regionais de Saúde e têm treinado profissionais para atuar na vacinação. “Sem dúvida alguma, um misto de alegria e esperança nos toma conta neste início do ano com o início da vacinação contra a covid-19. Estamos organizados e vamos cumprir o calendário conforme o Plano Nacional de Imunizações. Até lá, não podemos descuidar da nossa saúde. Não vamos relaxar agora. Pedimos à comunidade que continue com distanciamento social, uso da máscara e álcool em gel. Estamos a um passo da imunização, mas, até que ela aconteça por completo, não vamos deixar que mais vida se percam”, destacou a secretária de Saúde de Cafelândia, Sarah Massaneiro.

A expectativa é de que até a quarta-feira (20) as primeiras doses da vacina já estejam em todos os municípios e a imunização seja iniciada.