Cotidiano

UVA se destaca entre as melhores universidades privadas do Rio

UVA se destaca entre as universidades

Escolher um curso superior é uma decisão importante, da mesma forma que decidir a instituição na qual se vai cursá-lo. Afinal, os primeiros rumos de toda uma carreira profissional são definidos nas salas de aula da universidade. É fundamental estar numa instituição completa, que tenha os professores mais preparados e a melhor infraestrutura física. Essas características somadas fazem a diferença no futuro, quando os alunos vão passar por processos seletivos de estágio e trainee ? responsáveis por abrir as portas do mercado de trabalho.

Neste sentido, a Universidade Veiga de Almeida (UVA) se destaca com números que impressionam. Para começar, as cinco unidades da instituição, no Rio e em Cabo Frio, totalizam mais de 34 mil metros quadrados. Além disso, o aluno tem à sua disposição quase 300 salas de aula e mais de 60 laboratórios. O corpo docente é formado por cerca de 850 professores, entre mestres e doutores.

Os investimentos em profissionais de ensino e na infraestrutura, aliados ao estímulo à pesquisa, tornaram a UVA uma referência no ensino superior. Não à toa, a universidade ocupa o segundo lugar entre as instituições privadas, de acordo com avaliação do Ministério da Educação.

Vice-reitora da UVA, Maria Beatriz Balena diz que a construção desse sistema educacional completo tem como foco principal o aprendizado do aluno:

? Nossos professores vão além do diploma, têm um olhar específico, individualizado, pensando no rendimento de cada aluno. Em algumas universidades, o conteúdo transmitido em sala de aula é quase abstrato, parece não ter relação com a prática. Aqui não é assim. Queremos preparar alunos para o mercado de trabalho e para o mundo.

Campus Tijuca.jpg

O intercâmbio com instituições de ensino internacionais de renome é outro fator importante. Um exemplo disso é a parceira com a Universidade de Barcelona, que dá aos alunos da UVA a possibilidade de cursar as disciplinas optativas de Liderança e Empreendedorismo e Gestão de Carreira. O objetivo, como explica Maria Beatriz, é incentivar habilidades que auxiliem o universitário não só a abrir o próprio negócio, mas enxergar com lucidez e saber administrar a própria carreira.

Com o intuito de ampliar a visão do aluno e sua relação com a própria formação, os programas de iniciação científica também são uma prioridade na UVA.

? O princípio da investigação é apresentado aos nossos alunos, e notamos que a quantidade e o nível dos projetos aumentam ano a ano. Esses grupos de pesquisa são também responsáveis pela permanência do aluno no curso e na universidade, pois ele passa a enxergar a formação de forma diferente.

Os laboratórios e o programa como um todo exigem um grande investimento da UVA.

? As mensalidades não são suficientes para cobrir os custos de pesquisa, muitas delas são bancadas pela própria instituição; por isso buscamos meios de fomento. Vale investir. Uma série de protótipos foram criados aqui, projetos das áreas de nutrição, engenharia de produção, informática. Isso não tem preço, avalia Maria Beatriz.

Virada profissional

Além dos que estão iniciando a vida profissional, a infraestrutura da UVA também atrai quem precisa dar uma virada na carreira. Foi isso o que aconteceu com Raquel Thomaz, que depois de cursar Jornalismo em uma universidade pública e trabalhar por dois anos na área, percebeu que aquela não era a sua praia.

Entre continuar insatisfeita com a profissão ou tentar um concurso, Raquel quis fazer mais. Decidiu começar um curso completamente novo: Nutrição, e dessa vez em uma faculdade particular.

? Em uma universidade pública, eu teria que lidar com problemas de estrutura e possíveis greves, e o meu objetivo era fazer o curso em quatro anos, pois já me formaria aos 30 anos. Quando visitei os laboratórios e conversei com a coordenação do curso de Nutrição, percebi que era na Veiga que eu queria estudar. Ter professores de renome na área fez toda a diferença na minha decisão ? conclui Raquel.

Veja mais informações de cada unidade:

– Tijuca: www.uva.br/campus-tijuca

– Barra da Tijuca: www.uva.br/campus-barra-marapendi

– Cabo Frio: www.uva.br/campus-cabofrio

– Centro: www.uva.br/campus-centro

Barra Downtown: www.uva.br/campus-barra-downtown