Cotidiano

Utopias contemporâneas são tema de debate promovido pela ABL

2014 692901126-2014022636146.jpg_20140316.jpgRIO ? Existe uma utopia brasileira? É com esta pergunta que o economista Eduardo Giannetti vai iniciar nesta terça-feira à tarde o novo ciclo de conferências da Academia Brasileira de Letras, coordenado pelo acadêmico e professor Arnaldo Niskier. E se a abertura pretende discutir a utopia de forma ampla, os próximos debates a ocupar o teatro R. Magalhães Jr. vão abordar diferentes aspectos de um mesmo tema, o ambiente. ?Legados olímpicos ambientais: promessa e realidade?, liderado pelo biólogo Mario Moscatelli, e ?O alfabetismo ambiental e o desafio da sobrevivência do planeta?, comandado pelo jornalista André Trigueiro, acontecem, respectivamente, nos dias 23 e 30. Os eventos começam sempre às 17h30m, com entrada franca.

? São três nomes de grande gabarito, que pensam a utopia como uma possibilidade harmoniosa que se coloca diante da realidade vigente. Devemos valorizar os projetos de modernidade da reforma social e as vanguardas artísticas do começo do século passado puxando para a realidade de hoje. Nesse contexto, coloca-se a pergunta: de que forma podemos contribuir frente ao pessimismo generalizado? ? explica o coordenador do ciclo ?Utopias contemporâneas?.

Sobre o fato de duas das três conferências discutirem a relação do homem com o ambiente, Arnaldo Niskier explica que este é um tema premente, sobretudo quando a promessa olímpica de despoluir a Baía da Guanabara não foi cumprida:

? Isso vai prejudicar um pouco a nossa imagem perante o mundo, teremos que lidar com essa mácula. A questão ambiental é a grande prioridade que não estamos conseguindo enfrentar com brilho. Vamos ter que engolir as críticas que certamente virão ? diz o acadêmico, que espera alimentar os sonhos da juventude com os debates. ? Todos os jovens devem sonhar para que o mundo se torne melhor. Sem utopias, não há sonhos.

Na primeira conferência do ciclo, Eduardo Giannetti vai discutir os assuntos abordados em seu livro mais recente, ?Trópicos utópicos ? Uma perspectiva brasileira da crise civilizatória?. Em entrevista ao GLOBO em junho deste ano, o autor explicou que a obra traz o seu reaprendizado do Brasil, depois de ter vivido sete anos fora do país:

? É uma crítica à crise (civilizatória) através de um olhar brasileiro. Eu tentei colocar ao longo do livro todo essa perspectiva do ?Novo Mundo Tropical?, com raízes no modo brasileiro de ser e sentir.

SERVIÇO

Ciclo de conferências ?Utopias contemporâneas?

Onde: ABL ? Avenida Presidente Wilson 203 (3974-2500).

Quando: Hoje, às 17h30m, ?Existe uma utopia brasileira??, conferência de Eduardo Giannetti.

Quanto: Gratuito.

Classificação: Livre.