Cotidiano

Usuários do Cartão SUS devem fazer recadastramento a partir de terça-feira

A medida tem o objetivo de promover, assimilar a identificação e agilizar o atendimento

A partir de terça-feira (17), todos os maripaenses usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) devem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima para realizar o recadastramento que visa a atualização de dados do Cartão Nacional do SUS. A medida tem o objetivo de promover, assimilar a identificação e agilizar o atendimento acompanhando os processos realizados como consultas, exames, vacinas, encaminhamentos, internamentos e entrega e controle dos medicamentos.

A Secretaria de Saúde alerta que quem ainda possui aquele cartão SUS verde com a bandeira do Brasil, precisa trocá-lo o quanto antes. O cartão do SUS é indispensável e deve ser apresentado sempre que o cidadão for agendar consultas médicas, retirar medicamentos na farmácia, marcar exames, cirurgias, entre outras situações, por isso, é fundamental que todos os maripaenses façam o recadastramento.

Em caso de mudança de endereço ou telefone, os usuários devem procurar a Unidade de Saúde onde são atendidos para atualização do seu cadastro ou informar os Agentes Comunitários de Saúde durante a visita domiciliar.

O cartão SUS é direito de todo cidadão brasileiro. Para cada usuário existe um número distinto que promove a sua identificação juntamente ao banco de dados do Ministério da Saúde. Para garantir o atendimento no SUS em qualquer cidade e para qualquer serviço é necessário apresentar o cartão SUS atualizado. Ele é válido em todo território brasileiro.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

Para realizar o recadastramento do cartão SUS, deve-se apresentar o CPF e o RG. Caso não possua estes documentos, o cidadão deve levar a Certidão de Nascimento e um comprovante de endereço, número de telefone e e-mail.

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

O recadastramento será realizado durante o horário de expediente, ou seja, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h a partir do dia 17, terça-feira. A população da sede do município deve comparecer no Centro de Saúde ou na Clínica de Saúde da Família, localizada próxima à Prefeitura Municipal. Nos distritos de Candeia e Pérola Independente, o recadastramento será feito nas respectivas Unidades Básicas de Saúde.