Cotidiano

Uso de palavras-chave no currículo aumenta chances de recrutamento

work-731198.jpg Currículo RIO – Já parou para pensar na quantidade de palavras-chave que integram o seu currículo? Se isso nunca passou pela sua cabeça, saiba que estes tópicos podem ser determinantes para a entrada em um processo de seleção. Com sistemas cada vez mais informatizados, os recrutadores fazem as buscas inciais em bancos de talentos a partir de uma combinação de expressões que os levam até o candidato procurado.

O site americano de empregos Career Builder deixa isso bem claro, ao expôr logo na sua página inicial os termos em alta. Ao acessar o endereço, o usuário encontra uma lista com os tópicos mais procurados pelos empregadores no momento. Na semana passada, expressões como ?vendas?, ?projeto? e ?finança? estavam em alta.

Na Unimed-Rio, este recurso é usado com frequências nos processos seletivos. A gerente de assessoria de desenvolvimento de pessoas da empresa, Alessandra Cabral, conta que é mais ou menos como um quebra-cabeça.

? Definimos os termos que têm a ver com a vaga aberta e fazemos uma busca inicial em nosso banco de dados a partir de uma combinação dessas expressões. Geralmente, começamos pelas atribuições fundamentais para aquele cargo e depois vamos adicionando outros filtros ? descreve ela.

Para dar uma ideia de como funciona este tipo de busca, o gerente da Michael Page no Rio, Fábio Oliveira, menciona algumas expressões que costumam nortear as pesquisas dos recrutadores em algumas áreas. Segundo ele, os profissionais de Tecnologia da Informação estão entre os que envolvem o maior número de termos e siglas. É o caso de ?Java?, ?Linux?, ?rede de dados? e ?administração de redes?. Já para quem trabalha com vendas, ?comunicação estratégica?, ?relacionamento? e ?gerenciamento de contas? são termos importantes. Da mesma forma, ?gerenciamento de projeto?, ?arquivo? e ?planejamento estratégico? são expressões fortes para os profissionais de administração.

? Quando precisamos encontrar alguém, não buscamos por ?resiliente? ou ?bom comunicador?. Procuramos por algo diretamente relacionado ao setor do envolvido ? diz ele, acrescentando que isso também reforça o quanto o cuidado com a ortografia é fundamental. ? Num caso destes, um erro de digitação pode ser fatal.

Além da especificação por nicho, os termos também oscilam conforme as demandas do mercado. Por isso, Marcela Esteves, gerente de divisão da empresa de recrutamentos Robert Half, recomenda aos profissionais que estudem a fundo seus ramos para conhecer os ?chavões? de sua área e saber o que está em alta.

? Monitorar as vagas abertas e ter atenção com os termos que se repetem com frequência nos anúncios pode ajudar ? indica ela.

PALAVRAS SIMILARES

A consultora de carreira da Lee Hecht Harrison, Cristina Fortes, por sua vez, lembra que para algumas atribuições há expressões similares para uma mesma função. É o caso da área de recursos humanos, em que ?talento? e ?capital humano? podem ser usados para o mesmo fim.

? Quando isso acontece, o ideal é que a pessoa tente encaixar esses diferentes termos ao longo do currículo para aumentar ainda mais as chances de ser capturado em uma busca por palavras-chave ? avisa ela.

Na Unilever Brasil, a busca por meio de palavras-chave também é um recurso muito utilizado na hora de iniciar um processo seletivo. Segundo a gerente de recursos humanos da companhia, Joana Rudiger, em geral, isso é feito para mapear uma competência ou um conhecimento específico.

? Por isso, é importante que os profissionais insiram o termo como é conhecido no mercado e também as suas variantes. Por exemplo, quando se trata de uma sigla, vale acrescentar também o seu significado, como usar ?WCM? e ?world class manufacturing? na descrição ? ilustra ela. ? Além disso, é bom lembrar que há palavras utilizadas apenas em inglês, mas também existem casos em que podem ser traduzidas. O candidato, então, tem que ficar atento às variações. Isso demonstrará, inclusive, o quanto ele está confortável e seguro com a experiência.

Joana afirma que os problemas mais comuns no que diz respeito a este assunto são os erros de digitação, assim como não expor de forma clara os conhecimentos ou experiências. Ela conta que muitas pessoas ainda pensam que basta incluir somente o nome da empresa e o cargo ocupado em experiências anteriores.

? Mas é importante dar visibilidade às suas atribuições, destacando as principais responsabilidades e realizações ? recomenda ela.

Para a gerente de comunicação do LinkedIn na América Latina, Fernanda Brunsizian, um bom recurso para os candidatos é pensar com a cabeça de um recrutador. Cabe, neste caso, identificar quais termos de sua área proporcionariam uma busca objetiva por um profissional.

? Afinal, quem fica só descrevendo as atividades pode não ser encontrado ? afirma ela.

COERÊNCIA

Por fim, como alerta Fernanda, o candidato jamais deve pensar que simplesmente encher o currículo de palavras-chave basta. O ideal é que junto com os termos, os autores comprovem suas experiências nos tópicos em questão. Afinal, isso será cobrado uma hora ou outra durante a seleção.

? Se o recrutador perceber que o candidato jogou um monte de termos sem sentido na sua descrição, ele perderá a confiança naquele perfil imediatamente ? conclui ela.

Confira alguns termos valorizados, segundo Fábio Oliveira da Michael Page Rio:

TI: user experience (UX), user interface (UI), product design, e-commerce, transformação digital, Agile, infraestrutura, sistemas, VOIP e Front End (HTML5, CSS3).

Administração E Finanças: planejamento, controle, processo, projetos, relatórios, resultado, fluxo de caixa, gestão do caixa, relacionamento com banco e FP&A.

Vendas: mercado B2B/B2C, marketing de produto, marketing comunicação/branding, gerenciamento de contas e metas.

Engenharia: projetos, processos, leam manufacturing, KPIs, equipe, custos, planejamento, método, rotina, estratégia, segurança, cronograma, FEED, detalhado, EPC, EPCI e Modelo Turn key.

Vendas: mercado B2B/B2C, marketing de produto, marketing comunicação/branding, gerenciamento de contas, metas, relacionamento /networking, gerenciamento de carteira de clientes, perfil hunter, perfil farmer, canal de vendas direto ou indireto

RH: perfil generalista, perfil especialista, subsistemas de recursos humanos, recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, remuneração e benefícios, folha de pagamento, comunicação interna, clima organizacional