Cotidiano

Usina de Itaipu tem melhor março e trimestre da história

Foz do Iguaçu – Pela primeira vez, a usina de Itaipu produziu quase 10 milhões de megawatts-hora (MWh) em um único mês, garantindo a março de 2018 o recorde mensal de geração nos quase 34 anos de operação da hidrelétrica, com 9.879.972 MWh.

As boas condições hidrológicas e uma coordenação refinada no planejamento hidroenergético entre Itaipu, ONS (Operador Nacional do Sistema), Ande (estatal paraguaia), Furnas e Copel permitiram ainda outro feito: o melhor trimestre histórico da usina, com 27.940.584 MWh gerados de janeiro a março deste ano. A alta performance é resultado principalmente de projeto e construção bem consolidados, somados à operação e manutenção de qualidade.

A produção de março seria suficiente para atender à demanda de energia do Estado do Paraná por quatro meses ou de todo o Brasil por sete dias. A do trimestre seria suficiente para atender ao consumo do Estado de São Paulo por três meses.

O diretor técnico executivo, Mauro Corbellini, atribui os dois recordes ao esforço das "valorosas equipes da área, que estão sempre empenhadas em fazer o melhor possível".

Números significativos

Itaipu vem acumulando uma sucessão de bons números recentemente. Nos últimos quatro meses a hidrelétrica quebrou o recorde de geração mensal três vezes: dezembro de 2017, com 9.257.670 de MWh; janeiro de 2018, com 9.532.068 MWh; e agora, em março de 2018, com 9.879.972 MWh.

E em 2018, além do melhor mês e trimestre, a usina também obteve o melhor janeiro e bimestre e alguns recordes horários. A diferença entre os três primeiros meses de 2018 e 2016, ano do recorde mundial anual (da própria Itaipu), é de pouco mais de 9% em favor deste ano.

De acordo com a Superintendência de Operação da usina, os números de 2018 são ainda mais significativos levando-se em consideração que a Itaipu vem trabalhando em vários projetos estruturantes, para colocar em prática a modernização das unidades geradoras. “A continuar nesse ritmo, Itaipu poderá colocar 2018 dentre as cinco melhores marcas anuais de produção de energia”, afirma o superintendente de Operação, Celso Torino.

Leg.;