Cotidiano

Usar panela de ferro deixa a comida mais saudável!

A panela de ferro se destaca por sua durabilidade, resistência e seus benefícios para uma comida mais saudável. Acesse e saiba mais!

Usar panela de ferro deixa a comida mais saudável!

Considerando que o ferro é um dos materiais mais abundantes do mundo, a panela de ferro é um dos tipos de panela mais antigos, tendo registro de utilização milhares de anos a.C. Atualmente, elas continuam se destacando no mercado, principalmente por sua resistência e durabilidade.

O que muitas pessoas não sabem, é que o ferro que compõe a panela entrega muitos benefícios necessários para a saúde humana, além de serem ótimas condutoras de calor e muito versáteis.

Continue lendo e saiba mais sobre a panela de ferro fundido e seus benefícios para alimentos e sua saúde!

Panela de ferro deixa comida mais saudável

Os utensílios de cozinha feitos de ferro estão cada vez menos presentes nas cozinhas brasileiras, logo, a falta do nutriente em nosso organismo aumenta a preocupação com o desenvolvimento de algumas doenças, como a anemia.

De acordo com os especialistas, comprar panela de ferro e utilizá-las no dia a dia fazem com que o mineral (o ferro), seja distribuído para a comida. Os alimentos ácidos, como o molho de tomate, são os alimentos que mais absorvem o mineral.

A porcentagem que é transferida para o alimento não é muito alta, mas ainda de acordo com especialistas, o mineral transferido pela frigideira de ferro e outros modelos de panela de ferro, pode suprir cerca de 20% da necessidade diária do mineral.

Mais benefícios da panela de ferro

Além dos benefícios para a saúde, as panelas de ferro oferecem vantagens como:

  • Utilização de menos óleo: panelas como a frigideira de ferro fundido bem aquecidas, não necessitam de uma grande quantidade de óleo para fazer o preparo de alimentos;
  • Versatilidade: os modelos de panela de ferro podem esquentar mais do que outros, desse modo, é possível colocar a panela inclusive no forno sem maiores problemas;
  • Durabilidade: ao adquirir um conjunto de panela de ferro, você garante produtos que irão durar durante muitos anos.

Como conservar a panela de ferro?

Para que suas panelas de ferro tenham uma boa durabilidade, é importante que você saiba como fazer a conservação das mesmas. Pensando nisso, selecionamos dicas de como você pode cuidar de seu jogo de panela de ferro fundido, confira:

  • Evite usar a parte grossa da esponja e palha de aço para limpar a panela;
  • Utilize sabão neutro, evite usar detergentes;
  • Deixe sua panela secar usando a chama do fogão ou o sol;
  • Guarde a panela apenas quando ela estiver totalmente seca e fria.

Siga nossas dicas, e usufrua dos benefícios que só uma panela de ferro pode oferecer em seu dia a dia!