Esportes

Usain Bolt pode virar mesmo um jogador de futebol?

Usain Bolt pode realmente virar um jogador de futebol ou tudo não passa de um belo golpe de marketing? Neste domingo, o Borussia Dortmund confirmou que o homem mais rápido do mundo e tricampeão olímpico nos Jogos do Rio-2016 irá treinar um tempo no clube. A parceria foi facilitada porque o patrocinador do clube alemão é o mesmo do jamaicano de 30 anos.

Bolt volta e meia alimenta o sonho de virar um jogador de futebol. Em novembro do ano passado, ele se ofereceu para participar de uma peneira para tentar ganhar uma chance no Manchester United, seu clube de coração. Bolt disse, inclusive, ter conversado com o ex-técnico Alex Ferguson para ter uma oportunidade. Na ocasião ?apenas? um bicampeão olímpico, ele disse ter toda a habilidade necessária para jogar futebol.

– Na minha cabeça, acho que deveria fazer um teste e ver se eles me diriam: ?Ok, venha?, ou se eles diriam: ?Não, você não é bom?. Acho que seria muito bom, já que estou em forma, sou rápido, posso controlar a bola e entendo tudo sobre o jogo – disse o jamaicano, que em seguida brincou com a possibilidade de ser contratado. -Acho que, se eu fizer o teste, eles logo diriam: ?Você é bom, aqui está um contrato de cinco anos! Você tem 30 anos, então vamos assinar o contrato?.

Se Bolt leva mesmo jeito para tornar-se um profissional, é muito relativo. Vídeos na internet mostram o jamaicano com uma habilidade típica de um peladeiro de fim de semana. Muita vontade, bastante voluntarismo e uma certa habilidade para controlar a bola, ainda que de forma desengonçada do alto de seu 1,95m. Quase um Peter Crouch jamaicano (lembram do centroavante inglês de 2,01m, ex-Liverpool e atualmente no Stoke City?).

Confiança, porém, não falta para Bolt. No início do mês, o homem mais rápido do mundo havia declarado a um jornal argentino que queria ser uma mescla de Lionel Messi e Cristiano Ronaldo caso fosse jogador de futebol. Nesse caso, ele seria maior até do que Pelé.

Bolt, aliás, sempre esteve envolvido com o futebol. Além de acompanhar de perto o seu time do coração, o Manchester United, ele já foi homenageado pelo Real Madrid no Santiago Bernabéu e tem vídeos na internet batendo uma bolinha com amigos. Entre eles o também velocista jamaicano Yohan Blake. Nos jogos, está sempre ali posicionado ali pelos lados do campo. Será que Bolt poderia ser uma versão jamaicana dos velhos pontas tipo Overmars ou Mauricinho?

PROCURANDO DESAFIOS

O jamaicano também já participou de um vídeo promocional de sua marca de material esportivo ao lado do atacante do Manchester City, Kum Agüero. O argentino sofre nas mãos de um Bolt que faz às vezes de treinador lançando bolas para o centroavante.

Em maio deste ano, Bolt voltou a dizer que sonhava em jogar no Manchester United. Mas sem a presença do técnico holandês Louis Van Gaal, que comandava a equipe.

– Sou torcedor do Manchester United há muitos anos, gostaria de verdade de jogar nesta equipe, mas não se Louis van Gaal for o treinador. Não digo que é um técnico ruim, mas ele não o técnico que o Manchester United precisa.

Resta saber se Bolt está satisfeito com José Mourinho e a modesta sexta posição na Premier League.

Parece mesmo que por trás do interesse de Bolt no futebol está um jamaicano à procura de novos desafios. Aposentado da vida olímpica depois de encerrar uma brilhante carreira em que venceu todas as provas que competiu em Pequim-2008, Londres-2012 e Rio-2016, o atleta parece querer testar novos limites uma vez que ainda é jovem. Por mais que na sua idade, muitos atletas do futebol estejam vivendo o auge da carreira e o início de um processo natural de declínio.

Antes da proposta do Borussia Dortmund, Bolt anunciou que voltaria a competir em um torneio na Austrália que terá um formato diferente. Ele seria o capitão de uma equipe jamaicana que disputaria uma série de provas de velocidade. O campeão será a equipe que marcar mais pontos. Na ocasião, o jamaicano disse que essa seria ?uma nova maneira de apresentar o esporte?. A competição será em fevereiro do ano que vem.

Até lá, Bolt poderá ter dado seus primeiros chutes no centro de treinamento do Borussia Dortmund ?para ver o que acontece?, como declarou ao jornal inglês, ?The Guardian?.

Resta saber se Thomas Tuchel, o treinador da equipe alemã, o relacionará para uma partida da equipe na Bundesliga. Ou tudo não terá passado de uma excelente campanha publicitária para as duas partes.