Esportes

Usain Bolt em números: as estatísticas do homem mais rápido do mundo

201607291544267121.jpg RIO – Ao longo da sua carreira, Usain Bolt derrubou recorde atrás de recorde. Uma das principais estrelas dos jogos do Rio-2016, o jamaicano, que elevou seu país a potência do atletismo, acumula números incríveis, muito além da sua impressionante quantidade de medalhas.

Bolt_31_01

Não é nenhuma supresa então, que o sucesso tenha saído das pistas e ocupados outros espaços. Carismático, Bolt é um dos atletas mais queridos e assediados do mundo. Carinho que ele retribui nas redes sociais e em eventos, onde posa para incontáveis selfies.

Bolt construiu uma carreira que não cansa de criar estatísticas, sejam elas de velocidade ou de seguidores nas redes sociais. É muito difícil pensar nele sem pensar nos impressionantes 9,58 segundos de seu recorde mundial, ou nas suas seis medalhas de ouro olímpicas, ou qualquer um dos outros muitos dados curiosos que o cercam.

Confira então algumas das particularidades que fazem de Usain Bolt um dos atletas mais bem sucedidos do mundo, dentro e fora das competições:

Altura

Bolt mede 1,96m de altura, 20 centímetros a mais que um jamaicano médio, que possui 1,76m.

Velocidade

Um praticante de corrida de rua costuma alcançar uma velocidade de 24km/h. Bolt, o homem mais rápido do mundo, chega a atingir a velocidade de 44km/h. Para comparação, um cavalo de corrida atinge até 88km/h enquanto um guepardo atinge 120km/h.

Taxa de vitória

Segundo o Telegraph, sua taxa de vitória nas principais competições adultas do mundo é de 85,7%. Essas vitórias incluem 6 medalhas de ouro olímpicas, 20 medalhas nos outros principais campeonatos e 8 recordes mundiais batidos.

Patrimônio

De acordo com a Forbes, seu patrimônio está estimado em 32,5 milhões de dólares e ele ocupa a 32ª posição no ranking de atletas mais ricos do mundo. O jogador de futebol português Cristiano Ronaldo encabeça a lista.

Redes Sociais

O grande sucesso atrai muitos fãs e, consequentemente, muitos seguidores nas redes sociais. Só no twitter Bolt tem mais de 4 milhões seguidores. No Instagram são mais 3 milhões. No facebook sua página tem impressionantes 17 milhões de curtidas.

Passadas

Para completar o percurso dos 100m rasos do atletismo, Usain Bolt dá apenas 41 passadas. Outros 50 atletas de elite dão até 50 passadas nesse mesmo percurso.

Premiações

Já foi escolhido cinco vezes o atleta do ano da Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF).

Precoce

Sua primeira conquista de nível mundial foi o campeonato mundial júnior de 2002, nos 200m rasos. Ele tinha 15 anos.

Alimentação

Em seu livro “Mais rápido que um raio”, Usain Bolt revelou ter comido mais de mil nuggets de frango durante a olimpíada de Pequim-2008. A paixão inusitada pelo prato surgiu quando Bolt resolveu provar uma caixa por achar a comida chinesa “esquisita”. No dia seguinte o corredor comeu outras 4 caixas dos franguinhos e não parou mais.

0,,18781287-EX,00.jpg