Esportes

Usain Bolt e Shelly-Ann estreiam nas pistas da Rio-2016

?Batizada? com o recorde mundial de Almaz Ayana nos 10.000m, a pista olímpica azul do Engenhão recebe hoje as principais estrelas da festa. O time de velocistas jamaicanos chega em peso: a partir do meio-dia, no fim da sessão matinal, ocorrem as eliminatórias dos 100m, ou seja, é a estreia de Usain Bolt nos Jogos do Rio. Conheça todas as provas do atletismo

Ele deve passar sem dificuldades, provavelmente se poupando para as semifinais de amanhã, mas apenas sua presença será suficiente para eletrizar o público. Yohan Blake é outro monstro jamaicano que corre os 100m, além dos destaques para os americanos Justin Gatlin e Trayvon Brommel, principais candidatos a destronar Bolt.

APP RIO OLÍMPICO: Baixe grátis o aplicativo e conheça um Rio que você nunca viu

O melhor do programa de hoje, porém, está guardado para a noite. As semifinais (marcadas para as 21h) e a final (22h37m) dos 100m feminino são imperdíveis. A ?Bolt de saias?, Shelly-Ann Fraser-Price tenta o inédito tricampeonato olímpico, mas está longe de ser a única estrela da prova. Ela vem de contusão e, na seletiva jamaicana, foi superada por Elaine Thompson.

As americanas English Gardner e Tianna Bartoletta são fortíssimas candidatas. Destoando do biotipo das velocistas americanas e jamaicanas, a holandesa Dafne Schippers, alta, loura e branca, prata no Mundial de 2015, é outra candidata. Especialistas mais conservadores falam em até 12 atletas com chance de pódio nesta prova.

Outro destaque é a final dos 10.000m para homens, em que deve brilhar a estrela de Mo Farah, que não perde em grandes eventos desde 2011. Nascido na Somália e naturalizado britânico, ele é campeão olímpico e bi mundial da prova e uma das estrelas mais carismáticas do atletismo olímpico. Os recordes dos Jogos Olímpicos Rio-2016