Cotidiano

Ursa polar de shopping chinês mostra sinais de declínio mental, dizem ativistas

GetContentCACMYHE3.jpg

PEQUIM ? Uma ursa polar de três anos que é mantida no viveiro de um shopping center no sudoeste da China, e que está no centro de uma polêmica de direitos dos animais, está mostrando sinais de declínio mental, disseram grupos de defesa animal. link ursos

A ursa, chamada Pizza, atraiu a atenção da mídia internacional depois que a entidade Animals Asia, sediada em Hong Kong, publicou um vídeo em seu site, em julho, que mostra visitantes do shopping de Guangzhou tirando fotos da ursa deitada de lado em um habitat decorado em tons de azul. O grupo chamou Pizza de “a ursa trágica que sofre com selfies”.

Ursa pizza

Na terça-feira, a entidade Humane Society International (algo como Sociedade Humana Internacional, HSI na sigla em inglês) divulgou um vídeo de Pizza que disse evidenciar “comportamentos estereotípicos preocupantes, como balançar a cabeça e perambular repetitivamente, sinais de frustração e declínio mental”.

A organização e três grupos chineses de direitos dos animais realizaram uma coletiva de imprensa também na terça-feira pedindo o fechamento do viveiro do Grandview Mall.Yu Hongmei, fundador da Associação de Proteção Animal VShine, sediada em Dalian, cidade no nordeste da China, disse na coletiva que “um shopping center não é lugar para se exibir animais”.O jornal britânico The Telegraph, a revista TIME e outros veículos de mídia globais também classificaram Pizza como “a ursa polar mais triste do mundo”.