Cotidiano

Urnas fecham, e pesquisa nacional dá vitória à permanência britânica na UE

LONDRES ? A permanência do Reino Unido na União Europeia (UE) apareceu com uma vantagem de quatro pontos percentuais (52% a 48%) numa aguardada pesquisa do instituto YouGov, realizada durante o dia de votação do referendo sobre o futuro no bloco. Apesar das fortes chuvas e enchentes, as urnas fecharam na hora esperada após um dia caótico em Londres e várias outras cidades. O tempo instável prejudicou a participação dos britânicos na consulta popular, indicaram jornais e redes de TV locais diretamente de centros de votação.

CONTEÚDO BREXIT PAPEL 2306

Enquanto o drama da ausência de resultados continuava logo que as urnas fecharam, o líder pró-Brexit do Ukip (Partido pela Independência do Reino Unido), Nigel Farage, disse que “a opção pelo permanência parece ter superado”, segundo a rede Sky News.

O apoio à permanência chegou a 55%, ante 45% que defendem a saída britânica do bloco. O dado é de uma pesquisa online divulgada no Twitter, enquanto a votação do referendo britânico estava em andamento. Segundo o instituto Populus, que realizou o levantamento, foram entrevistadas 4.700 pessoas na terça e na quarta-feira.

Outras pesquisas de intenção de voto na véspera mostravam divisões sobre o Brexit (abreviação de British Exit, que significa ?Saída Britânica? em inglês), com algumas sondagens colocando o apoio à permanência no bloco na frente, e outras indicando maior respaldo à saída. Os níveis de indecisos continuam acima dos 10%, podendo definir a disputa.

TEMPO ATRAPALHA VOTAÇÕES

Em Londres, alguns centros de votações atrasaram para abrir ou foram obrigados a fechar as portas por conta das enchentes. Em outras partes do país, moradores relatam dificuldades para chegar às urnas, e muitos eleitores ficaram sem poder dar seu voto.

A previsão era que em poucas horas caia toda a chuva esperada para o mês inteiro na capital britânica. Durante a noite, tempestades alagaram ruas, casas e estabelecimento comerciais. O transporte público sofreu alterações, e bombeiros receberam cerca de 500 chamadas por conta de incidentes envolvendo inundações, raios e veículos presos.

Chuvas torrenciais atrapalham votação decisiva em Londres

Os primeiros eleitores começaram a votar nesta manhã, e as urnas permaneceram abertas até as 22h (horário local). Mais de 46 milhões estão registradas para responder à pergunta: ?O Reino Unido deve continuar sendo um membro da UE ou deve sair do bloco??.

Farage afirmou que o tempo ruim poderia favorecer a saída da UE. O seu argumento é que os jovens, mais inclinados à permanência no bloco, têm menos tempo para esperar a chuva melhorar e ir ao centro de votação.

Mas, por outro lado, os idosos, em geral mais favoráveis ao Brexit, não trabalham e, por isso, têm o dia todo para ir às urnas.

? Tudo depende da participação e de que os grupos pró-UE fiquem em casa ? disse Farage.

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, compareceu ao centro de votação. Líder do Partido Conservador, o premier liderou a campanha pela permanência do Reino Unido no bloco europeu. O líder do Partido Trabalhista, Jeremy Corbyn, também já votou no referendo que decidirá o destino do país.

201606230740053279_AP.jpg

SOCIEDADE RACHADA

A disputa sobre o Brexit gerou uma polarização que deixará marcas. Se o Leave (de ?sair?) vencer, as consequências econômicas poderão sacudir os mercados e o premier David Cameron dificilmente conseguirá se manter no cargo. Se o Remain (de ?permanecer?) ganhar, o governo precisará enfrentar a frustração de uma imensa parcela da população que demonstrou não confiar na UE.

Na quarta-feira, o clima de sociedade rachada pode ser sentido nas ruas de Londres. Em frente ao Parlamento, enquanto flores eram colocadas para lembrar a parlamentar Jo Cox, defensora da integração europeia assassinada por um neonazista, uma ativista carregava um cartaz com xingamento à UE. Nas estações de metrô, o jornal ?Evening Standard? era distribuído gratuitamente e pedia na primeira página votos para o Remain. Mas quem lesse tabloides populares como ?The Sun? e ?Daily Express? encontraria mensagem oposta.Cameron vota no referendo sobre a permanência na UE

As últimas sondagens mostram que a retórica anti-UE, que inclui severas críticas à política de imigração, continua a ter forte apelo. Uma pesquisa do instituto Opinium registrou 45% das intenções de voto para o Brexit contra 44% para o Remain. A TNS, por sua vez, deu 43% para o Brexit, e 41% para o campo pró-UE. Já o YouGov indicou 51% para a permanência e 49% para a saída, enquanto a Comres apontou 48% contra 42%, respectivamente.