Cotidiano

'Urinal, o musical' é o grande vencedor do Prêmio Reverência

RIO ? Já chamado de “Tony brasileiro”, em referência ao maior prêmio de teatro da Broadway, a segunda edição do Prêmio Reverência consagrou os musicais “Urinal, o musical”e “Kiss me, Kate – O beijo da megera” , justamente os espetáculos com mais indicações (14 e 13 indicações, respectivamente). A cerimônia de entrega foi realizada nesta terça-feira à noite no Teatro Alfa, em São Paulo. Links Prêmios

Voltado exclusivamente para o teatro musical, o Reverência é diferente de outros prêmios: às 15 categorias, concorrem espetáculos apresentados no Rio e em São Paulo, e não em uma única cidade. Atualmente, o eixo é o terceiro maior pólo de musicais do mundo, atrás apenas da Broadway e do West End londrino.

“Urinal, o musical” foi o grande vencedor da noite, com os prêmios de melhor espetáculo e direção, para Zé Henrique de Paula. Versão brasileira de “Urinetown”, de Greg Kotis e Mark Hollmann, o musical estreou no pequeno espaço do Núcleo Experimental, na Barra Funda, em São Paulo, e se tornou um fenômeno do teatro paulistano. A história sobre um futuro distópico (com ares de cabaré alemão) em que a escassez de água levou à proibição de banheiros privados a ao monopólio dos banheiros públicos arrebatou um total de cinco prêmios, incluindo ainda o de ator coadjuvante (Fábio Redkowicz), cenografia (Zé Henrique de Paula) e direção musical (Fernanda Maia).

“Kiss me Kate – O beijo da megera” pode ter perdido o prêmio principal, mas foi o espetáculo com o maior número de estatuetas. Entre as seis categorias premiadas estão a de melhor ator (José Mayer), atriz coadjuvante (Fabi Bang) e a categoria especial, consagrando as versões em português feitas por Claudio Botelho para as canções de Cole Porter que embalam o enredo que mistura “A megera domada”, de Shakespeare, com gângsters.

A apresentação ficou por conta de Totia Meireles e Daniel Boaventura, que já estrelaram diversos musicais. Totia está em cartaz no Rio como a madrasta em “Cinderella”, enquanto Daniel está em turnê com seu álbum “Your song”. A noite teve momentos de emoção, com a homenagem a Marília Pêra e descontração, com a sátira ao mundo do teatro musical e seus personagens liderada por Tiago Abravanel, Kiara Sasso, Simone Gutierrez, Fred Silveira e Bruna Guerin.

Entre jornalistas, produtores, críticos, pesquisadores e artistas do Rio e São Paulo, o júri foi composto por: Daniel Schenker, Macksen Luiz (crítico teatral de O Globo), Rafael Teixeira, Tânia Brandão, Paulo Afonso de Lima, Janice Botelho, Mirna Rubin, Maria Luisa Barsanelli, Ubiratan Brasil, Miguel Arcanjo Prado (APCA), Claudia Hamra, Lucia Camargo, Claudio Erlichman e Kika Sampaio.

Confira a lista completa de vencedores:

Espetáculo: “Urinal, O Musical”

Direção: Zé Henrique de Paula por “Urinal, O Musical”

Autor (Texto Original ou Adaptação): João Falcão por “Gonzagão – A Lenda”

Ator: José Mayer por “Kiss me, Kate – O Beijo da Megera”

Atriz: Laila Garin por “O Beijo no Asfalto”

Ator coadjuvante: Fábio Redkowicz por “Urinal, O Musical”

Atriz coadjuvante: Fabi Bang por “Kiss me, Kate – O Beijo da Megera”

Especial: Claudio Botelho pelas versões de “Kiss me, Kate – O Beijo da Megera”

Cenografia: Zé Henrique de Paula por “Urinal, O Musical”

Figurino: Carol Lobato por “Kiss me, Kate – O Beijo da Megera”

Iluminação: Paulo Cesar Medeiros por “Nine – Um Musical Felliniano”

Coreografia: Alonso Barros por “Kiss me, Kate – O Beijo da Megera”

Direção musical: Fernanda Maia por “Urinal, O Musical”

Design de som: Marcelo Claret por “Kiss me, Kate – O Beijo da Megera”