Cotidiano

Uribe lidera marcha contra assinatura de acordo de paz na Colômbia

BOGOTÁ ? Cerca de duas mil pessoas marcham em Cartagena nesta segunda-feira contra a assinatura de um histórico acordo de paz entre o governo colombiano e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). O ex-presidente Álvaro Uribe e outras personalidades participam do protesto.

A marcha foi convocada pelos simpatizantes do ?não? no plebiscito que irá referendar o pacto, marcado para 2 de outubro. O grupo de manifestantes concentra-se em uma praça de Cartagena.

? Estamos aqui para dizer não aos terroristas, não a este mal acordo, não a esta assinatura final ? disse Uribe à multidão.

Mais tarde, o presidente Juan Manuel Santos e o líder das Farc, Timochenko, irão assinar o acordo que terminará com um confronto de meio século que matou mais de 250 mil pessoas, prejudicou a economia do país e tornou a Colômbia sinônimo de violência.

Após quatro anos de negociações em Havana, Santos, de 65 anos, e Timochenko, nome de guerra do líder revolucionário de 57 anos, irão apertar as mãos pela primeira vez em solo colombiano ao lado de diversos líderes mundiais.

O acordo para terminar com o conflito mais longo da América Latina irá transformar as Farc em um partido político.

Cerca de 2.500 pessoas irão participar da cerimônia na cidade de Cartagena, onde grandes cartazes pedem que o povo colombiano aceite o plano de paz.

? Não posso acreditar que este dia finalmente chegou, a paz está chegando à Colômbia ? disse o vendedor Juan Gamarra, de 43 anos.

Entre os convidados, estão o secretário-geral da Organização das Nações Unidas, Ban Ki-moon, o presidente de Cuba, Raúl Castro, e o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, além de vítimas do conflito.