Cotidiano

Uribe lança três propostas iniciais para retomada das negociações de paz

BOGOTÁ ? Principal nome contrário ao acordo de paz com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), o ex-presidente colombiano Álvaro Uribe antecipou na segunda-feira três propostas que ele deseja renegociar com a guerrilha. A derrota do pacto no referendo de domingo forçou o presidente Juan Manuel Santos a abrir o diálogo com a oposição. Representantes do governo e da oposição devem se reunir pela primeira vez nesta terça-feira para tentar salvar o acordo.

Anistia aos guerrilheiros, proteção efetiva para as Farc e alívio judicial para as Forças Armadas foram os três primeiros temas que o ex-presidente colocou sobre a mesa de negociações.

Uribe, que vinham criticando a ?impunidade? do acordo assinado entre o governo e as Farc na última segunda-feira, surpreendeu ao defender uma saída judicial para os membros da guerrilha que não tenham cometido crimes hediondos.

A outra medida proposta por ele no plenário do Senado foi criar medidas de ?proteção efetiva? para as Farc e que se consolide ?um estatuto de não violência imediata?.

? Acreditamos que este é um passo necessário. Que sejam dadas proteções efetivas para as Farc e uma garantia ao país de que não haverá violência ? disse ele.

A terceira proposta incluiu membros das Forças Armadas que estão enfrentando problemas legais por causa do conflito armado.