Política

Urgência às estradas rurais

Servidor público por mais de 30 anos na área de meio ambiente, o vereador Jaime Vasatta (Podemos), que participa das comissões de Finanças, Meio Ambiente e Obras, fala sobre uma das principais demandas do município de Cascavel: melhorar as condições de tráfego das estradas rurais. Em sua segunda legislatura, Vasatta diz que problemas como este, que impactam diretamente na economia local, precisam ser solucionados com mais agilidade.

Sair do paliativo

“As estradas rurais de Cascavel precisam de tratamento urgente, sair do paliativo e realmente melhorar as condições de tráfego de quem vive no interior. Vejo que o Executivo se esforça para mapear todos os locais que estão critérios e elencar os prioritários. São mais de três mil quilômetros de estradas, o que demanda uma estrutura muito grande, porém, fica difícil fazer este trabalho se faltam até máquinas”.

Inaceitável

“É necessário fazer uma adequação que dure mais tempo, e não na primeira chuva já comprometer todo o trabalho feito. Isso é algo que precisa ser visto o mais rápido possível, pois em plena safra temos problemas. Em um município que tem grande parte de sua economia baseada no agronegócio, não se pode aceitar isto”.

Nem chegam

“No Reassentamento São Francisco, por exemplo, uma das maiores bacias leiteiras de Cascavel, os caminhões que tentar chegar até lá para recolher o produto enfrentam sérias dificuldades. Muitas vezes nem chegam. E aí é só prejuízo”.

Saúde sobrecarregada

“O que também é uma preocupação, não só minha, mas também de todos os vereadores, é em relação à saúde. Cascavel é referência em profissionais e estrutura, mas por conta do alto número de pacientes que chegam de outras cidades e que utilizam o SUS [Sistema Único de Saúde], a nossa saúde fica muito sobrecarregada”.

Pacientes de fora

“Um dos problemas mais graves é a superlotação nas UPAs [Unidades de Pronto Atendimento] dos bairros Veneza, Brasília e a da Tancredo Neves. Sabemos que pacientes de outros municípios são ‘descarregados’ nesses locais, e muitas vezes os próprios médicos não sabem se atendem ou não. Até já fui procurado para tentar ajudar nestes casos, o que é bem complicado, pois não se pode negar atendimento”.

Hospital contribui

“A compra do antigo hospital Santa Catarina, feita pela prefeitura, é um avanço nesta questão, e vai contribuir e amenizar a situação das UPAs”.

 

Legenda: O vereador Jaime Vasatta (Podemos)

(04local entrevista jaime)

Resgate do social

“Como venho de uma reeleição, consigo enxergar algumas questões que foram esquecidas, abandonadas pela antiga gestão municipal. Uma delas é o social, hoje timidamente sendo resgatado. Os campeonatos amadores são um exemplo disso. Ainda é pouco, mas as coisas estão acontecendo”.

Mais esporte

“Acompanho muito as famílias que vivem no Reassentamento São Francisco. Lá, uma das principais reivindicações são locais para lazer, o que não existe atualmente. Faltam espaços para a prática esportiva, tanto para crianças, adolescentes e adultos. Eles pedem uma quadra de futebol sintético, na comunidade central. Isto já foi passado ao Executivo, e agora resta a mim cobrar para que esta quadra seja implantada lá. É um trabalho de ‘formiguinha’, mas que com muita cobrança acontece”.

Transparência na Câmara

“A Câmara de Vereadores de Cascavel é transparente. Prova disso foi a devolução de R$ 3,5 milhões ao Executivo, e destes R$ 1,5 milhão utilizado para ajudar na compra do hospital [municipal]. Nesta legislatura, a maioria dos vereadores estão bem preocupados em executar seu trabalho”.

Último mandato

 “Não pretendo seguir para uma próxima candidatura, nem de vereador, nem para deputado estadual. Não penso em reeleição. Este será meu último mandato”.

Política de mudanças

“O momento em que o País vive, a falta de credibilidade na política, exige mudanças, a população quer mudança! E por isso precisa escolher bem seus candidatos na próxima eleição, em outubro. E quem quer estar deste lado, representando o povo, precisa estar preparado. E uma responsabilidade muito grande”.