Saúde

UPA Veneza atenderá apenas casos suspeitos de covid-19

Além da UPA Veneza, as três Unidades Básicas de Saúde do Floresta, Santa Cruz e Nova Cidade atendem entre 7h às 22h, exclusivamente pacientes covid-19

UPA Veneza atenderá apenas casos suspeitos de covid-19

A secretaria de Saúde de Cascavel anunciou hoje (25) mudanças no fluxo de atendimento à saúde pública por conta do aumento no número de pessoas com sintomas suspeitos da covid-19. 

Além das três unidades referência para o coronavírus, a UPA do Veneza também passa a atender exclusivamente os sintomáticos respiratórios, 24 horas. 

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Floresta, Santa Cruz e Nova Cidade atendem das 7h às 22h. 

As demais unidades continuam atendendo normalmente, por agendamento.

A dinâmica muda o direcionamento de pacientes que procuram as UPAs, a partir de quarta-feira (26), em caso de urgência e emergência.  

De acordo com o secretário de Saúde de Cascavel, Miroslau Bailak, 170 pessoas procuraram atendimento nas UPAs, na segunda-feira (24), com sintomas respiratórios. 

“Diante da demanda de casos suspeitos de covid-19 e, também, do aumento no número de consultas relacionadas as síndromes respiratórias, um remodelamento foi realizado”.

As UPAs Brasília e Tancredo farão frente às outras demandas de urgência e emergência, exceto problemas respiratórios. 

Na UPA Tancredo o atendimento é para pessoas de todas as idades.  Na UPA Brasília para pacientes com mais de 14 anos. 

“Se você precisa de atendimento que não é emergência, procure uma unidade de saúde perto da sua casa. Evitem as UPAs neste momento”, pede o secretário Miroslau.

 

Confira o vídeo completo do secretário de Saúde, Miroslau Bailak