Cotidiano

UPA com cara de alegria

Até quem é adulto se surpreende, desde a recepção. Os pacientes esperam pela pré-consulta e consulta de frente para uma porta pintada de azul e cheia de desenhos, que chamam a atenção inclusive dos grandinhos.

Do lado de dentro, tudo é ainda mais surpreendente. O ambiente “hospitalar”, em que normalmente a criança já não chega muito bem, pelo menos ganha um conforto. Pinturas de ursinhos, desenhos animados, personagens que marcam a infância. Tudo muito colorido. E pras crianças que ficam internadas e que podem se locomover normalmente, um espaço especial: a brinquedoteca. Onde é possível desenhar, brincar e ter, inclusive, acesso a uma casinha doada por um grupo de jornalistas de Cascavel.

Humanizada

A nova UPA faz parte do projeto de Saúde Humanizada da gestão. E nem se compara à antiga. Um sistema permite que o paciente, se precisar, toque uma campainha de dentro do quarto e acione um alarme na recepção. Em cima da porta do quarto que solicitou o atendimento, uma espécie de lâmpada vermelha se acende e o sistema só é desligado por profissionais da UPA.

Em todos os quartos, ar-condicionado. E o que mais os acompanhantes reclamavam foi atendido: poltronas reclináveis e confortáveis para que o pai, a mãe ou o responsável permaneçam com a criança. Além da famosa luz de conforto. É uma “meia-luz” que é acesa em cima do leito e não é tão forte quanto à geral. Na hora de medicar os pacientes, a iluminação especial evita que todo mundo acorde.

Reforma

Na reforma da estrutura que antes era o Cedip e que agora é a UPA Pediátrica, foram investidos R$ 260 mil. O local foi entregue no fim de dezembro de 2017. A prefeitura vai licitar a reforma da parte antiga do prédio, e, depois de tudo pronto, a Unidade vai atender crianças e adultos.