Cotidiano

Uopeccan realiza 1º transplante de fígado

Cascavel – O Hospital Uopeccan viveu um dia histórico ontem. Credenciado em julho deste ano pelo Ministério da Saúde para realizar transplante de fígado, o Hospital Uopeccan iniciou hoje o primeiro procedimento cirúrgico do gênero no interior do Paraná, em uma mulher de 43 anos que apresentava quadro de cirrose hepática grave, necessitando do transplante em caráter de urgência. O órgão é de um paciente de Curitiba e foi captado no Hospital Angelina Caron. Os outros seis hospitais habilitados no Paraná para realizar este tipo de procedimento ficam em Curitiba.

A cirurgia teve início perto do meio-dia e se estendeu durante a tarde. A equipe técnica envolvida no processo é composta por: Julio Zanini (cirurgião), Luis César Bredt (cirurgião); Gabriel Margraf (cirurgião); Otoniel Moreira (anestesista) e Sandra Vendrametto (enfermeira).

O fígado transplantado é de um doador que teve morte encefálica. A receptora ficará sob observação durante cinco dias na UTI da Uopeccan. Após esse prazo, ela será encaminhada para a ala E do hospital, espaço especificamente montado para receber pacientes de transplante hepático.

A implantação do Centro Avançado do Fígado começou há cerca de cinco anos e o credenciamento para o serviço ocorreu apenas após o cumprimento de todos os requisitos estabelecidos pelo Sistema Nacional de Transplante. Para conquistar o credenciamento, o Uopeccan precisou cumprir uma série de itens exigidos pelo Ministério da Saúde. Foram necessárias modificações na estrutura, assistência radiológica e laboratorial, melhoramentos na UTI e recrutamento de equipe capacitada na área.

No Paraná. 94 pessoas aguardam por um transplante de fígado. Nos primeiros cinco meses deste ano, foram realizados 103 transplantes. A fila para este tipo de procedimento é menor apenas que a do transplante de rins.