Cotidiano

Uopeccan promove curso de Diagnóstico Precoce do Câncer

Nos dias 10 e 11 de maio, o Hospital Uopeccan de Cascavel, em parceria com a Roche Produtos Farmacêuticos, vai realizar o primeiro programa de capacitação do diagnóstico precoce do câncer em adultos. O programa consiste em dois encontros, com duração de oito horas no total, que pretendem sensibilizar os profissionais da saúde sobre os principais sinais e sintomas de alguns tipos de câncer em adultos.

Abrangendo médios e enfermeiros dos municípios de Cascavel, Toledo, Assis Chateaubriand, Marechal Cândido Rondon, Palotina, Santa Helena e Medianeira, o programa tem como objetivo aumentar a capacidade de suspeição dos profissionais de saúde da atenção primária e secundária para o reconhecimento dos sintomas e encaminhamento do paciente aos especialistas devidos em tempo hábil para o início do tratamento.

METODOLOGIA

O programa utilizará o método pedagógico interativo, no qual os médicos facilitadores apresentarão casos clínicos reais, dando a possibilidade dos participantes identificarem casos similares no cotidiano de trabalho.

Com isso, a expectativa é de que, ao término do curso, os profissionais saiam capacitados para identificar os tipos de câncer, saber o que e como fazer na suspeita de um câncer, conhecer os fluxos de encaminhamento ao Hospital Uopeccan e serem multiplicadores deste conhecimento.

Na programação, já estão confirmadas quatro exposições: a primeira, no dia 10 de maio, sobre câncer cólon retal, com Luís Cesar Bredt; depois, sobre melanoma com Ademar Dantas da Cunha Júnior, finalizando o dia com uma exposição sobre linfomas, também com o médico Ademar. Já no dia 11, o encontro será sobre tumores femininos, com Paulo Dondoni.

Os encontros serão realizados no Auditório do Núcleo Solidário do Hospital Uopeccan (Rua Potiguaras, 880, Cascavel).