Saúde

Uopeccan participa de estudo multicêntrico publicado na revista Science Advances

O mastologista já publicou artigos em outras revistas internacionais

Uopeccan participa de estudo multicêntrico publicado na revista Science Advances
A revista americana científica internacional Science Advances, publicou artigo no dia 24 de junho, do mastologista, Emerson Wander Silva Soares, que compõe equipe médica do Hospital do Câncer Uopeccan de Cascavel. O estudo multicêntrico, “XAF1 as a modifier of p53 function and cancer susceptibility”, trata-se de uma pesquisa inédita que avaliou uma mutação específica no gene p53 que predispõe a vários tipos de neoplasias no decorrer da vida, como câncer de glândula adrenal, câncer de mama, sarcomas, osteossarcoma, câncer de pulmão, câncer de tireoide, entre outros.

O estudo proporcionou a descoberta de uma nova mutação, XAF1, que quando associada à mutação do p53, aumenta o risco para o surgimento das neoplasias. Segundo o médico o Emerson Wander Silva Soares, o comportamento heterogêneo da mutação no gene p53 tem implicação importantes no aconselhamento genético e na conduta dos pacientes portadores desta mutação. “A descoberta da mutação XAF1 em associação com a p53 significa um avanço na conduta médica e principalmente no aconselhamento genético dos portadores, assim conseguimos entendermos o comportamento heterogêneo do p53”.

A Uopeccan colaborou com a participação de 8 pacientes com câncer de mama que apresentavam a mutação TP53-R337H, presente na região sul e sudeste do Brasil. “A publicação na Science não é uma tarefa fácil, uma vez que os revisores são rigorosos em suas revisões. Por isso ficamos extremamente felizes quando o artigo foi aceito para publicação em periódico de visibilidade mundial”.

O mastologista já publicou artigos em outras revistas internacionais, para ele ter a divulgação na revista Science Advances, juntamente com outros centros de referência mundial no tratamento do câncer, evidencia ainda mais o trabalho realizado na Uopeccan.

Para ler o artigo na íntegra, clique aqui.