Cotidiano

Uopeccan abre mais uma turma do Curso de punção de cateter

Aula será ministrada no dia 28 de abril, em Cascavel

No próximo dia 28 de abril, o Hospital Uopeccan vai promover mais um curso de punção de Port-a-Cath. O conteúdo será ministrado pela enfermeira Marluise Fenner, pós-graduada em Oncologia pela IEFAP e atuante na área. O Port-A-Cath é um tipo de cateter implantado cirurgicamente que é utilizado para a administração de medicamentos. As vantagens vão desde a durabilidade (podendo resistir até 2 mil punções) até o conforto do paciente, que terá maior mobilidade durante a medicação e mais segurança, visto que o cateter diminui o risco de infecções. 

No curso, os alunos inscritos terão acesso a parte prática e teórica da punção de Port-A-Cath. “O conteúdo esclarece as questões de introdução em acessos venosos, conceito, realização do procedimento e os cuidados necessários e os os participantes também poderão acompanhar a punção Port-A-Cath em simuladores”, comenta uma das organizadoras do curso, Taciane Leal. 

A TÉCNICA 

O Port-A-Cath, também conhecido como cateter totalmente implantável, tem indicação de acordo com as condições do acesso venoso de cada paciente. Na Oncologia, é frequentemente usado para facilitar a condução da quimioterapia. Segundo Taciane, a técnica é extremamente importante para evitar sofrimentos na saga da busca pelas veias. “Devido a fragilidade dos acessos venosos periféricos em pacientes oncológicos, o cateter Port-A-Cath garante maior segurança e qualidade no tratamento”, pontua. 

O curso, no entanto, não é aberto para todos os públicos. “A punção do cateter é de responsabilidade de enfermeiros e médicos, por isso o curso é focado nestes profissionais”, finaliza. 

PROGRAMAÇÃO

O curso será realizado no dia 28 de abril, no auditório do Hospital Uopeccan de Cascavel (Rua Potiguaras, 880, em cima do Núcleo Solidário). As inscrições devem ser feitas pelo e-mail [email protected] sendo que o investimento é de R$80,00 para acadêmicos e R$130,00 para enfermeiros graduados. As vagas são limitadas e haverá desconto para os que se inscreverem antecipadamente. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (45) 2101-7453.