Cotidiano

Uno 2017 chega com motor 1.0 ao Salão de SP

FiatUno.jpgSÃO PAULO – Com o início das vendas previsto para outubro, o Fiat Uno reestilizado teve sua primeira foto divulgada esta semana. Apesar do visual ligeiramente renovado, as grandes novidades da linha 2017 do hatch estão sob o capô. É que o modelo vai estrear uma inédita linha de motores, que incluirá um 1.0 tricilíndrico e um 1.3 de quatro cilindros, ambos da família GSE.

Esse Uno remoçado deve ser uma das estrelas da marca no Salão de São Paulo, que acontece entre os dias 10 e 20 de novembro. Além dos faróis crescidos, chama a atenção a nova grade dividida em três andares e a extinção das três ?pintinhas? da antiga frente.

Os detalhes técnicos ainda são mantidos em sigilo mas, conforme antecipamos, o 1.0 terá apenas duas válvulas por cilindro. Sua potência ficará na casa dos 80cv, enquanto o torque máximo (uns 10kgfm) deve ser entregue em baixas ou médias rotações, garantindo agilidade no trânsito.

A Fiat ainda não divulgou quais serão as versões do novo Uno, nem como os motores vão ser divididos entre elas. Sabemos apenas que haverá uma configuração com visual esportivo (a Sporting), apresentada na imagem acima.

As novidades tentarão distanciar o Uno do irmão menor Mobi, vendido como carro de entrada. Assim, por uns tempos, o novato seguirá equipado com o velho motor 1.0 de quatro cilindros.

Para reforçar essa distância entre os dois modelos, o Uno ganhará novos itens tecnológicos, como sistema start/stop em mais versões (até agora, apenas uma configuração vinha com este equipamento), direção com assistência elétrica e controle eletrônico de estabilidade.

Tais novidades devem vir, claro, acompanhadas de um aumento nos preços. Atualmente, o Uno tem versões de R$ 39.850 a R$ 44.170, enquanto o Mobi custa entre R$ 31.900 e R$ 43.800. Já os rivais diretos, Ford Ka e Hyundai HB20 têm versões na faixa de R$ 42 mil a R$ 53 mil, com motores de potência semelhante.

LINHA DE MOTORES GSE

A sigla GSE significa Global Small Engines e é composta por motores mais eficientes. Eles são produzidos na fábrica da Fiat em Betim (MG) e têm bloco e cabeçote em alumínio. Para 2017, é esperado que o Mobi também passe a ser equipado com essa nova leva de motores.