Educação

Universitários vão às ruas durante o Maio Amarelo

Instituição adere a movimento global de conscientização para alertar para as consequências da imprudência no trânsito

Universitários vão às ruas durante o Maio Amarelo

A Unopar Cascavel aderiu à mobilização internacional para a redução dos acidentes de trânsito dentro da campanha Maio Amarelo 2019. No último dia 8 de maio, durante o horário de pico na volta para casa (entre as 18h30 e as 19h30), alunos de Pedagogia foram às ruas próximas à instituição distribuindo panfletos educativos e alertando para as principais infrações e suas consequências.

O objetivo, segundo a professora Sulanita Nunes Horta dos Anjos, foi chamar atenção para as consequências da imprudência e repassar as estatísticas sobre a letalidade dos incidentes no Paraná. Apesar do número de mortes no trânsito ter caído 8% em 2018 no Estado, em relação a 2017, eles ainda somaram 2.338 ocorrências no último ano, segundo dados do Detran-PR. A preocupação é especialmente maior em relação aos ciclistas e aos motociclistas. Entre as motos, esse número cresceu 3%, de 2017 (659) para 2018 (680), e entre ciclistas saltou 47% – de 98 para 144.

Além da conscientização da comunidade, o envolvimento dos alunos também contribui para o desenvolvimento do senso de responsabilidade social: “A educação não deve ser restrita ao ambiente universitário e escolar. A exposição dos acadêmicos às diversas experiências, seja pela elaboração, colaboração ou execução de ações comunitárias, é o que fará diferença em sua formação. Com certeza, eles sairão dessa atividade mais humanos tanto no trânsito quanto em outras esferas da vida”, aponta a professora.

Na edição deste ano do Maio Amarelo, o foco é alertar a sociedade para “nunca fechar os olhos” para as leis de trânsito e para o perigo de banalizar atitudes erradas que, muitas vezes, podem ser letais. A campanha ocorre ao longo do mês em todo o Brasil e em outros 29 países.

Sobre a Unopar

Fundada em 1972 e credenciada como universidade em 1997, a Unopar é referência em inovação e é reconhecida pela vanguarda acadêmica em seus cursos de graduação, extensão e pós-graduação lato e stricto sensu. Presente em Londrina, Arapongas, Bandeirantes, Cascavel e Ponta Grossa, além de atuar com polos de educação a distância distribuídos por todos os estados brasileiros, a Unopar presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde, Escritórios e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Unopar oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais. Em 2011, a Unopar passou a integrar a Kroton. Para mais informações, acesse: http://www2.unopar.br.

Sobre a Kroton

A Kroton é uma companhia brasileira e uma das principais organizações educacionais do mundo, proporcionando ensino de qualidade durante todos os momentos da vida dos alunos, desde o ensino básico até a educação continuada. Com atuação inovadora, a Kroton é líder no desenvolvimento e aplicação de soluções educacionais. Em seus mais de 50 anos de tradição já contribuiu para a transformar a vida de milhões de pessoas, e trabalha para continuar concretizando sonhos em todos os cantos do País.

Carreira Em Pauta empodera jovens no mercado de trabalho

A Unopar Cascavel realizou nesta semana mais uma edição do Carreira em Pauta, evento gratuito e aberto ao público que oferece, anualmente, palestras e debates focados no desenvolvimento e em novas habilidades e competências profissionais.

O evento, que já reuniu mais de 60 mil pessoas em suas últimas edições, contou neste ano com a participação da jornalista Ana Paula Padrão, reconhecida por seu trabalho à frente de diferentes telejornais em grandes emissoras brasileiras. “Muitos de nós, quando crianças, não acreditam em seu próprio potencial pois só enxergam os limites e as inseguranças. Se você se dedicar e estudar muito sobre o que você quer fazer, você se torna especialista e adquire um conhecimento que ultrapassa qualquer barreira de insegurança e dúvida”, afirma a jornalista.

O evento teve ainda a participação do coach e colunista de Cascavel Juliano Gabriel Gazola. O profissional possui vasta experiência no mercado executivo, atuando em consultorias de carreira e negócios.