Cotidiano

Universitários ocupam dois campi da Unifesp

unifesp.jpgSÃO PAULO. Estudantes da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) ocuparam, no fim da última semana, os campi Guarulhos e Silva Jardim, na Baixada Santista. Em nota publicada nas redes sociais, os manifestantes dizem ser contra ?o desmonte da educação pública?. Movimentos estudantis falam em 167 universidades ocupadas no país, mas o Ministério da Educação (Mec) não confirma o número.

Ao GLOBO, a universidade informou que as atividades de pesquisa, pós-graduação e estágio ocorrem normalmente nas unidades ocupadas, com exceção das aulas de graduação, e disse estar aberta ao diálogo. A instituição afirmou ainda que não solicitou a reintegração de posse do local e que, por enquanto, não recebeu nenhuma orientação do MEC sobre como atuar nos casos de ocupação.

Os manifestantes dizem que não estão restringindo a entrada ?de nenhum componente da comunidade acadêmica?, e pedem doações de alimentos como frutas, legumes e verduras, descartáveis (guardanapos, pratos e talheres), além de colchão, colchonete e jogos de tabuleiro/cartas.