Cotidiano

Universitários filipinos protestam nus contra enterro de ex-ditador como herói nacional

Philippines Marcos Hero's Burial

MANILA ? Dezenas de estudantes da Universidade da Filipinas, em Manila, correram nus pelo campus da faculdade nesta sexta-feira para protestar contra o enterro do ex-ditador Ferdinand Marcos em um cemitério para heróis nacionais. Marcos, que governou o país por quase duas décadas, foi sepultado com honra militar na capital filipina quase 30 anos após a sua morte. O evento trouxe indignação para ativistas locais, que o acusam de corrupção e graves violações de direitos humanos.

Os estudantes usavam apenas máscaras e seguravam placas que pediam a remoção do corpo de Marcos do cemitério. A corrida pelo campus reuniu uma multidão.

? Esta corrida é uma manifestação da nossa revolta contra o que nós vemos como uma tentativa dos aliados de Marcos de revisar a História e de reavivar o seu nome ? disse Toby Roca, porta-voz da fraternidade que organizou o protesto.

Os governo anteriores haviam bloqueado o enterro especial de Marcos, porque seus chefes eram inimigos do ex-ditador ou por causa da opinião pública negativa sobre o antigo líder. Marcos foi perseguido do seu gabinete em uma revolta popular de 1986.

As corridas de estudantes nus já é uma tradição nas Filipinas para destacar diferentes causas. O ritual começou nos anos 1970, quando Marcos proibiu um filme que criticava o seu governo e, em resposta, estudantes protestaram.