Cotidiano

Universitário é morto em abordagem policial em SP

SÃO PAULO. O universitário Julio Espinoza, de 24 anos, morreu nesta terça-feira, depois de ser baleado em uma abordagem policial na zona leste de São Paulo. Policiais e guardas civis da cidade de São Caetano do Sul, no ABC paulista, que participaram da ação, disseram que viram um clarão no veículo do rapaz e por isso atiraram.

PMs contaram que suspeitaram do carro e iniciaram a perseguição. Espinoza não teria obedecido a ordem de parar, na madrugada de segunda-feira. Foram feitos 16 disparos contra o carro. Um dos tiros acertou a cabeça do universitário, que foi internado e morreu nesta terça-feira.

Os policiais e os guardas relataram ainda que encontraram no carro do rapaz um revólver e uma substância branca parecida com cocaína no veículo. A família contesta essa versão.

Esse é quarto caso de morte em abordagem por forças de segurança em São Paulo neste mês. Na noite de sábado, Waldick Gabriel Silva Chagas, de 11 anos, morreu ao ser atingido por um tiro disparado por um guarda civil metropolitano (GCM) de São Paulo, na zona leste da capital paulista. No mesmo dia, Robert Pedro de Melo Oliveira Batista da Silva Rosa, de 15 anos, foi morto por policiais militares após supostamente ter roubado um carro. No dia 2 de junho, a PM matou Ítalo de Jesus Siqueira, de 10 anos, que dirigia um carro furtado.