Cotidiano

Universidades estaduais do PR estão entre as melhores do País

A Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná), que também subiu no ranking em relação ao ano anterior, ficou no 60º lugar

Curitiba – As sete universidades estaduais do Paraná estão entre as melhores instituições de ensino superior do Brasil, conforme o Ranking Universitário da Folha 2016 (RUF), divulgado esta semana pelo jornal Folha de São Paulo. Foram avaliadas 195 instituições do País em cinco indicadores – Pesquisa, Inovação, Internacionalização, Ensino e Mercado. O ranking tem o propósito de ajudar os estudantes na escolha do curso e da universidade, além de facilitar o acompanhamento do ensino superior brasileiro.

As Universidades Estaduais de Maringá (UEM) e Londrina (UEL) foram as instituições melhor colocadas do sistema estadual de ensino superior. A UEM está na 24ª colocação no ranking geral, com 33 cursos avaliados. Os destaques são os cursos de Agronomia, que é o 7º melhor avaliado do Brasil e o de Engenharia Química, em 10º lugar. O indicador que ficou com o melhor desempenho nos cursos avaliados foi Inovação, que teve a 18ª melhor nota entre as universidades avaliadas.

A UEL ficou em 25º lugar no ranking geral com 31 cursos avaliados. Destaque para Biomedicina e Moda, os dois na 6ª posição no ranking. O melhor desempenho da instituição foi nos quesitos Inovação e Ensino, com o 20º lugar. A Universidade Estadual de Londrina conquistou nota final de 81,59 num máximo de 100, conforme os indicadores Ensino, Pesquisa, Mercado, Inovação e Internacionalização.

Na relação das 100 melhores instituições de ensino superior foram classificadas ainda outras quatro do sistema estadual. A UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa) subiu algumas posições em relação ao ano anterior e ficou na 57ª colocação, com 23 cursos avaliados. A instituição teve os cursos de Agronomia e Turismo entre os melhores avaliados da universidade. O quesito de destaque da UEPG também foi Inovação, posicionando a instituição no 34º lugar entre as instituições avaliadas do Brasil.

UNIOESTE

A Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná), que também subiu no ranking em relação ao ano anterior, ficou no 60º lugar, com destaque para os cursos de Turismo, Serviço Social e Agronomia, que ficaram entre os 45 melhores no Brasil.

A Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste) ficou na 108ª colocação no ranking geral, com 25 cursos avaliados dos 65 ofertados pela instituição. Agronomia, Serviço Social e Turismo foram os melhores cursos da Unicentro. Já a Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp) ficou na posição 170 e a Universidade Estadual do Paraná (Unespar) está em 177º lugar no ranking geral.