Cotidiano

Univel realiza projeto de extensão que ensina a língua portuguesa para imigrantes

Haitianos e venezuelanos participaram de aulas gratuitas para aprender a língua portuguesa e também sobre a cultura do Brasil 

Univel realiza projeto de extensão que ensina a língua portuguesa para imigrantes

O Centro Universitário de Cascavel – Univel realizou a formatura da nova turma do Projeto de Extensão “Língua Portuguesa para Imigrantes”, que tem como objetivo ensinar a língua portuguesa e conversação para haitianos e venezuelanos que estão morando no Brasil, com aulas ministradas na Univel junto a pastoral da Cáritas da Arquidiocese de Cascavel. O aprendizado proporcionou aos imigrantes melhorias na comunicação, ajudando inclusive para que eles conseguissem se recolocar no mercado de trabalho e construir uma nova história de vida no Brasil. “É um gesto de amor da instituição, temos o princípio de ajudar o próximo. Sabemos das dificuldades dos imigrantes, que deixaram seu país em busca de uma nova vida e nós estamos aqui para ajudá-los”, diz Renato Silva, Reitor da Univel.

Para a aluna venezuelana, Cristian Campos, fazer o curso fez toda a diferença em sua vida no Brasil. “Sou grata ao Brasil primeiramente porque é um país com muitas oportunidades e hoje estamos recebendo um certificado da Univel que tem prestígio. Nós percebemos que a Univel é uma instituição muito inclusiva, não só com os imigrantes, mas com todos. Fomos acolhidos, recebemos atenção, carinho e dedicação dos professores e alunos. Desejo muito sucesso para todas as pessoas que fazem acontecer esse projeto”, ressalta a aluna.

O Padre Jesus Antônio Manzo Madrigal, que é natural do México e atua como assessor da pastoral arquidiocesana do Imigrante entende que aprender a língua portuguesa é essencial para que os imigrantes consigam realizar seus objetivos. “É importante para os imigrantes que chegam ao Brasil aprenderem a língua portuguesa porque isso vai os ajudar a se integrarem na sociedade para poderem se comunicar melhor e focar em seus objetivos de vida”, explica Padre Jesus.

Para a professora coordenadora do projeto Marileia de Bone foi uma experiência gratificante. “O início das aulas foi desafiador e partir daí surgiram também muitos desafios. O primeiro deles foi a grande demanda, o número crescente de imigrantes buscando por uma vaga no curso, fazendo com que ampliássemos o número de atendidos e criássemos mais quatro turmas, além das duas que já havíamos previsto. E neste momento, a parceria com o senhor Valdecir, da Cáritas Cascavel foi fundamental, enviando duas professoras voluntárias, professoras Rosa e Juliane, conseguindo parcerias e cedendo espaço para que as aulas pudessem acontecer”, conclui Marileia.

 

+++

 

 

Canoagem

Um evento que reuniu atletas de todo o Brasil! De 3 a 5 de dezembro, o Lago Municipal de Cascavel foi palco do Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade e Paracanoagem. O Centro Universitário Univel, com o propósito de apoiar o esporte participou com um espaço de atendimento para os atletas realizado pelos alunos e professores do curso de Fisioterapia. Oportunidade para colocar o conhecimento em prática.

 

Razões de Ser

O Projeto Razões de Ser tem o propósito de contribuir com a formação dos alunos da Univel, inspirando bons pensamentos e atitudes positivas transformadoras, que incentivam a sociedade a trabalhar um mundo melhor para todos.