Educação

Univel realiza primeira Colação de Grau On-Line

Alunos, familiares e amigos participaram da cerimônia transmitida pela internet em tempo real

Univel realiza primeira Colação de Grau On-Line

O Centro Universitário de Cascavel – Univel realizou a 1ª Colação de Grau On-Line com acadêmicos de diferentes cursos que participaram de suas próprias casas. Para o reitor da Univel, Renato Silva, o momento atual é uma oportunidade para se reinventar: “Estamos vivendo de uma forma diferente. Nós gostamos de estar perto das pessoas, esse tato, contato, proporcionam mais vida, mas é a realidade e precisamos nos adaptar. Deu tudo certo! Buscamos sempre o que há de melhor em tecnologia para facilitar e favorecer a vida dos nossos alunos, dos professores e da comunidade de forma geral. Agradecer a Deus por estarmos vivos e poder realizar uma colação de grau tão importante para essas pessoas que se dedicaram com muita fé e coragem. Vamos em frente”, disse Renato.

Para a professora Elizabet Leal, que realiza cerimoniais há 16 anos, foi um desafio: “Você acaba adquirindo uma prática com a realização desses eventos das colações de grau, mas, quando se depara com uma situação totalmente nova que foi adaptada por conta desse momento que estamos vivenciando, vem uma série de indagações: como vai acontecer, o que pode não dar certo, o que pode dar certo… mas nós nos preparamos para atender as expectativas dos nossos alunos. Para mim, foi uma satisfação fazer uma colação on-line. Temos aqui, na Univel, a colação de gabinete, que é chamada colação substitutiva, a colação presencial, que é lindíssima e que estou há 16 anos fazendo essas cerimônias… cada uma é uma emoção diferente. Foi um desafio gratificante! O nervosismo sempre passa um pouquinho, mas estou satisfeita e feliz com o resultado desse trabalho”, complementa Elizabeth.

 

Vitória

Para a formanda do curso de Direito Marlise da Cruz foi uma vitória. Ela concluiu sua terceira graduação. “Estamos vivenciando uma nova experiência, em que foi necessário mudarmos nosso comportamento. Valeu a pena porque é a conclusão de uma trajetória. Minha filha de Brasília assistiu e o meu filho também. Ficaram muito orgulhosos de mim. Eles viram que eu me esforcei. É preciso se dedicar. Meus amigos tiraram foto da cerimônia on-line, acompanharam… É um ano totalmente atípico que estamos aprendendo a ter outra vivência”, conta a formanda.

Filha da agora recém-formada, Marlise Andréa de Oliveira conta que foi uma experiência muito legal: “Moro em Brasília e, por conta da pandemia, provavelmente não conseguiríamos nos deslocar caso o evento fosse presencial. Sendo a colação on-line, conseguimos assistir e participar com ela… Ver a emoção da minha mãe se formando foi muito bom. Valeu a pena! É muito interessante até para pensarmos futuramente nas colações de grau que muitas vezes queremos que pessoas de longe estejam presentes e essa é uma forma de compartilhar esse momento especial”, conclui Marlise.

 

Cursos que colaram grau:

Bacharel em Administração

Bacharel em Ciências Contábeis

Bacharel em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda

Bacharel em Direito

Bacharel em Jornalismo

Licenciatura em Artes Visuais

Licenciatura em Pedagogia

Tecnologia em Análises e Desenvolvimento de Sistemas

Tecnologia em Gestão Comercial

Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Tecnologia em Gestão Financeira

Tecnologia em Logística

Tecnologia em Processos Gerenciais

Tecnologia em Design Gráfico