Educação

Univel promove Curso de Operação de Drones em parceria com Senar e Sindicato Rural de Cascavel

O curso teve como objetivo ensinar acadêmicos do curso de Agronomia a operarem drones e as formas de utilizar esse instrumento no campo

Univel promove Curso de Operação de Drones em parceria com Senar e Sindicato Rural de Cascavel

Os acadêmicos do curso de Agronomia do Centro Universitário de Cascavel – Univel participaram do Curso de Operação de Drones, em parceria com o Senar/PR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e o Sindicato Rural de Cascavel. O objetivo do curso é ensinar os acadêmicos a operarem os drones da forma correta e a como utilizá-lo no campo.

Para a coordenadora do curso de Agronomia da Univel, Vanessa Taques Batista, a parceria com essas instituições é de extrema importância para os acadêmicos e a qualidade dos cursos oferecidos nessa parceria é um diferencial. “É importante a parceria do Centro Universitário Univel com o Senar/PR e com o Sindicato Rural de Cascavel para aproximar a instituição e os alunos dessas entidades. Os cursos do Senar/PR são reconhecidos nacionalmente pela sua qualidade e pela questão de trabalhar com cursos práticos”, reforça Vanessa.

De acordo com o instrutor do Senar/PR, Arnaldo Antunes, o propósito do curso é que o aluno consiga operar um drone com segurança, de acordo com a legislação vigente.

A utilização dos drones no campo se tornou uma realidade e é de grande importância que os acadêmicos tenham conhecimento da utilização desse equipamento. “Os drones são instrumentos extremamente importantes para coletar dados e realizar vistorias e perícias. Eles aprenderam desde a legislação até o mapeamento com drones, onde é possível também estudar toda a topografia da área, medir áreas e reconhecer falhas”, conta Arnaldo.

Nesse curso, foi tratado principalmente no que diz respeito à utilização dos drones na área rural, como a utilização de sensores especiais no qual é possível obter informações da saúde da planta e do solo. “Então, o aluno da Agronomia que tiver conhecimento nesse sentido, de saber utilizar a tecnologia ao seu favor, vai sair na frente”, ressalta Arnaldo.

Para a acadêmica do curso de Agronomia da Univel Luana Trombetta, é importante estar ligada nas novas tecnologias e como a utilização dela pode auxiliar e melhorar a produção. “Percebemos cada vez mais a entrada da tecnologia no campo e a intensificação do uso de drones. Para um profissional que vai atuar neste ramo, é superimportante sempre estar atento a essas tecnologias. Os drones vêm auxiliando muito e facilitando o trabalho do agrônomo, porque por meio dele conseguimos ter uma precisão maior em nossas tomadas de decisão”, conta Luana.