Educação

Unipar leva soluções em saúde para feira de inovação

Universidade investe em práticas de ensino virtual, simulada e real; cadáver sintético e plataforma 3D

Unipar leva soluções em saúde para feira de inovação

Technovação 2019, o maior evento articulador de inovação no oeste do Paraná, recebeu mais de 20 mil pessoas, cientistas, desenvolvedores, educadores, empreendedores, empresários, estudantes, inventores e comunidade em geral. O evento foi realizado na última semana (de 2 a 4/5), no Centro de Convenções e Eventos de Cascavel, e a Universidade Paranaense – Unipar esteve lá.

Essa foi a segunda edição da feira organizada pela Fundetec (Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico). O público assistiu a palestras e oficinas, participou do Hackathon – temática Empresas Inovadoras, e teve a oportunidade de visitar mais de 70 estandes, expondo produtos de inovação. O evento, ainda, premiou e reconheceu iniciativas inovadoras.

Sempre com muitos visitantes, o estande da Unipar apresentou ferramentas inovadoras na área da saúde – a plataforma multidisciplinar 3D e o cadáver sintético, soluções educacionais e tecnológicas Csanmek Tecnologia. As ferramentas visam levar a realidade dos hospitais para a sala de aula, possibilitando a reconstrução do corpo de pacientes reais em 3D e muito mais.

Para auxiliar os visitantes no manuseio das tecnologias, estiveram presentes os cursos de Enfermagem e Biomedicina. Teve ainda o espaço zen, conduzido pelo curso de Estética e Cosmética, e apresentação do projeto Vigia (sistema de monitoramento eletrônico), do curso de TADS. À frente da organização esteve o Prove (Programa de Valorização da Educação) e, na montagem do estande, o curso de Arquitetura e Urbanismo.

O estudante João Pedro Bianchi, do IFPR (Instituto Federal do Paraná), visitou o estande da Unipar e conheceu a plataforma 3D. Entusiasmado, elogiou a interatividade da ferramenta. “A pessoa se sente em outro mundo, consegue estar em contato com algo tão complexo, como o corpo humano, de maneira intuitiva. É uma solução boa para o ensino em universidades e em escolas, pois permite ter outra dimensão da anatomia”.

Participação

O diretor da Unidade, professor Gelson Uecker, justifica que participar de um evento de inovação na Era da Inovação, é fundamental: “A ideia é apresentar tudo o que a Universidade disponibiliza para tornar o ensino cada vez mais aprimorado. Hoje o aluno tem oportunidade de fazer um trabalho pelo virtual, simulado e pelo real, tem mais oportunidade de aprendizado e, quanto mais o aluno ganha, mais a comunidade ganha com um profissional bem formado. A Universidade tem como foco a qualidade dos cursos e busca contribuir e incentivar seu aluno para ser uma daquelas pessoas que vai desenvolver uma inovação e, quem sabe, mudar o mundo”.

Ecossistema de inovação

O presidente da Fundetec, Alcione Gomes, prestigiou o estande da Unipar e afirma que a parceria é de extrema importância, já que considera as instituições de ensino um ecossistema de inovação, com o poder de despertar nos alunos o que o mercado tem de necessidade. “A Universidade desenvolve projetos voltados para negócios, soluções para as empresas, disponibiliza o ensino e oportuniza as mentes brilhantes dos alunos, para não só armazenar, mas compartilhar conteúdos; e são as ideias que transformam o mundo”, afirma.

Segundo ele, o objetivo da feira é promover mudança de mentalidade, possibilitando uma cultura da inovação: “Temos desde crianças participando até os avós, banda de rock tocando, adolescente curtindo, startups disputando seu espaço no mercado, oferecendo suas propostas para que o investidor possa injetar dinheiro no seu projeto. Vários públicos e idades interagindo e inovando”.

Unipar apresenta inovação na área da saúde e da segurança
Plataforma permite reconstrução do corpo humano em 3D