Educação

Unipar: Estudantes de Cascavel, Francisco Beltrão e Umuarama ouviram sobre abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

Cursos de Psicologia fazem reflexão alusiva ao 18 de maio

Unipar: Estudantes de Cascavel, Francisco Beltrão e Umuarama ouviram sobre abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18 de maio) ganhou visibilidade a partir do crime Araceli, em 1973, no Espírito Santo. No intuito de alertar para o tema, a Universidade Paranaense – Unipar promoveu uma palestra para os estudantes dos cursos de Psicologia de Cascavel, Francisco Beltrão e Umuarama.

A convidada foi a psicóloga Karina Ambrozio, da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho, lotada no Cense (Centro de Socioeducação) de Umuarama. A temática “Reflexões sobre o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes” foi abordada de forma remota.

A palestrante contextualizou a legislação brasileira em torno da infância e adolescência, ano de 1973, quando ainda estava em vigor o Código de Menores. “Na lei e nas políticas públicas, os menores eram objetos de intervenção e não sujeitos de direitos. Somente em 2000 foi criada Lei Federal 9970/00, chamando a atenção para esse tipo de violência”, frisou.

Ambrozio fez referência às campanhas Faça Bonito e Maio Laranja, para conscientizar das formas de violência contra a criança e adolescente em qualquer data. Também reforçou os canais de denúncia – nacional disque 100 e estadual disque 181 – além do Conselho Tutelar.

A psicóloga apresentou o artigo 277 da Constituição Federal, conceituou o que é violência contra criança e adolescente, o que é abuso sexual, características do abuso, quem abusa, sinais reveladores, consequências, abusador intrafamiliar, o que é exploração sexual e a relação com o abuso. Também orientou o que fazer quando a criança relatar uma situação de abuso.

Segundo estatísticas apontadas, no ano passado foram mais de 95 mil denúncias no País, relacionadas à violência física, psicológica e sexual contra crianças e adolescentes.