Educação

Unipar comemora autorização para curso de Medicina

Com 60 vagas, graduação já tem projeto pedagógico definido e vários laboratórios devidamente estruturados para aulas teóricas e práticas

Com um Centro de Simulação em Saúde montado, seguindo rigorosamente as normas técnicas, a Universidade Paranaense – Unipar dá o start para a implantação do curso de Medicina na sua Unidade-Sede, em Umuarama. A autorização do Ministério da Educação foi publicada ontem no Diário Oficial da União. O vestibular está agendado para o dia 18 de fevereiro e o prazo de inscrição vai de 12 de dezembro a 2 de fevereiro.

O projeto pedagógico do curso de Medicina da Unipar, avaliado com bom conceito pelo Ministério da Educação, tem como objetivo a formação técnica e humanística, alinhada com os novos paradigmas das Ciências Médicas, e propõe atividades práticas em conjunto com a comunidade médica dos hospitais da região e com a Rede Municipal de Saúde.

Para as aulas no Câmpus, a Unipar já conta com 17 laboratórios muito bem estruturados, que dão suporte às aulas dos cursos da área das Ciências da Saúde (Estética e Cosmética, Farmácia, Enfermagem, Educação Física, Nutrição, Odontologia e Psicologia).

Além de compartilhar esse complexo, o curso de Medicina terá à disposição a UBS (Unidade Básica de Saúde), em pleno funcionamento, desde o início do ano passado, dentro do Câmpus-Sede da Unipar. O espaço, gerenciado pelo projeto de extensão Centro de Saúde Escola, reúne uma equipe multiprofissional atuando junto com os médicos, além de estagiários de Enfermagem, Farmácia, Nutrição, Odontologia e Psicologia. Essa UBS tem oito mil pacientes cadastrados e realiza cerca de quatro mil atendimentos por mês.

Também está pronto no Câmpus-Sede, aguardando os novos alunos, o Centro de Simulação em Saúde, que, assim como a UBS, prestará atendimento à comunidade. O espaço está divido em três setores. No setor de ‘consultas básicas em atenção primária e especialidades’ estão sete consultórios para simulação de consultas e de atendimentos específicos em ginecologia, obstetrícia e urologia.

O segundo setor do Centro de Simulação em Saúde da Unipar é formado pelos ambientes pré-hospitalar e hospitalar, montado com vários leitos, e pelo bloco cirúrgico e unidade de terapia avançada, onde há bonecos importados, de última geração, que demonstram várias doenças. “Podemos definir esses modelos como sendo o treinamento completo, um passo aquém do exame realizado nos pacientes, já que eles são capazes de expressar situações bastante peculiares de anamnse [história da doença atual e pregressa], para a elaboração das hipóteses diagnósticas e condutas do tratamento”, explica a coordenadora do curso de Medicina, professora Regina Vicentini.

Sala de procedimentos, sala de convivência, salas de estudos e sala de debriefing completam o Centro. Esta última é destinada à discussão e demonstração das simulações, garantindo que as atividades sejam desempenhadas com alto nível de qualidade.

Espaços do Hospital Veterinário da Unipar também serão usados pelos acadêmicos de Medicina: a Sala de Técnica Operatória e o Centro Cirúrgico de Pequenos Animais, onde serão ministradas atividades de treinamento de técnicas cirúrgicas e de anestesiologia.

Para o Reitor da Unipar, Carlos Eduardo Garcia, a autorização da graduação coroa uma meta da mantenedora da Instituição. “A Unipar não só lutou pelo curso, como investiu pesado para merecê-lo; nos últimos quatro anos, concentramos esforços na criação e remodelação de laboratórios e na execução de inúmeras ações em saúde que já beneficiam a comunidade”, afirma.

Diante disso, segundo o Reitor, a Unipar pode comemorar com certeza de dever cumprido: “É um sonho acalentado durante tantos anos que agora se faz realidade. Agradeço a sociedade organizada de Umuarama e a todos que torceram e trabalharam junto conosco para esta conquista; agradeço também a classe política, que lutou incansavelmente para esta causa, e, acima de tudo, agradeço de coração a todos os colaboradores da Unipar… professores, executivos… que foram primordiais nesse processo”.