Cotidiano

Unioeste tem 32% de participação do Parque Tecnológico Virtual

NIT tem forte atuação no PTV

O NIT (Núcleo de Inovações Tecnológicas) da Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná) tem a maior participação na evolução de ativos na plataforma do PTV (Parque Tecnológico Virtual) do Tecpar, o Instituto de Tecnologia do Paraná, responsável pelo cadastramento de ativos tecnológicos produzidos pelas universidades estaduais.

A Unioeste conta com 32% de participação, número superior a todas as outras IES (Instituições de Ensino Superior) cadastradas no PTV.

De acordo com coordenador-geral do NIT da Unioeste, professor Reginaldo Ferreira Santos, a estratégia agora é aproximar as empresas ao parque tecnológico para que o Tecpar faça a ligação delas com as universidades, fazendo com que supram suas demandas com os projetos oferecidos pelas instituições. “A plataforma é importante, pois ao mesmo tempo em que cadastramos os nossos ativos, as empresas também cadastram suas demandas, um casamento entre universidade e indústria, que pode gerar novas soluções”, afirma ele.

Ativos por categorias

Com a ferramenta, a sociedade paranaense pode conhecer os ativos tecnológicos do Estado catalogados em sete categorias: Pessoas, Organizações, Programas e Incentivos, Projetos e Iniciativas, Produtos, Propriedade Intelectual e Serviços. A ferramenta também abre espaço para fóruns e atualização de calendário de eventos. Os empresários podem ainda informar suas demandas por soluções tecnológicas e conhecer as instituições mais adequadas para provê-las.

Mais que um catálogo de organizações e de iniciativas inovadoras, a plataforma do PTV Paraná é uma ferramenta de gestão que reúne uma lista de cadastro e um mapa de calor que apresenta a distribuição dos ativos no Estado, orienta o acesso das empresas aos produtos e serviços tecnológicos e na tomada de decisão.