Cotidiano

Unioeste: Resultado da eleição será conhecido na sexta-feira

Quase 13 mil pessoas deverão votar nos cinco campi

Cascavel – A julgar pelo que ocorreu quatro anos atrás, o resultado da eleição desta quinta-feira (29) para escolha dos novos reitor, vice-reitor e diretores de campos e centros da Unioeste (Universidade Estadual do Oeste) serão conhecidos apenas no fim da madrugada de amanhã.

Essa demora está relacionada a dois fatos: a votação só será encerrada às 22h e as urnas de Toledo, Marechal Cândido Rondon, Foz do Iguaçu e Francisco Beltrão terão de ser trazidas para Cascavel para o escrutínio, que será manual. Em 2012 esse trabalho terminou por volta das 6h.

A Reitoria informou ontem que 13,7 mil eleitores estão aptos a votar. Esse número só é inferior ao eleitorado de 16 dos 95 municípios que formam o Oeste e o Sudoeste, regiões de atuação da Unioeste. Apenas Cascavel, Foz do Iguaçu, Toledo, Marechal cândido Rondon, Palotina, Medianeira, Guaíra, Santa Helena, Santa Terezinha de Itaipu (no Oeste), Pato Branco, Francisco Beltrão, Santo Antônio, Dois Vizinhos, Capanema, Dois Vizinhos e Palmas (no Sudoeste) possuem mais eleitores que a universidade.

Pesos diferentes

A Unioeste possui 1.094 agentes universitários, 1.300 professores e 11.377 alunos de graduação e pós-graduação. Como cada uma dessas três categorias responde por um terço da votação, os votos úteis terão pesos diferentes.

Exemplificando: o voto de um agente universitário, por exemplo, corresponderá aos votos de pouco mais de dez alunos, e o voto de cada professor aos votos de quase de nove alunos.

Na Reitoria a eleição irá das 8h30 às 17h30 e nos cinco campi e no Hospital Universitário das 8h30 às 33h, devido aos plantões dos profissionais habilitados a votar. A apuração será realizada no auditório do campus cascavelense a partir do momento em que todas as urnas estiverem de posse da Comissão Eleitoral.