Educação

Unioeste e Seju discutem projeto inédito

Iniciativa contribui para que adolescentes tenham condições de ajudar a família

O secretário estadual da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos, Artagão Júnior, esteve na manhã de quarta-feira (29), na Reitoria, da Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná), em Cascavel, reunido com o reitor Paulo Sérgio Wolff, para acertar os detalhes do convênio “Programa do Adolescente Egresso do Sistema de Atendimento Socioeducativo: assistência e acompanhamento aos egressos, interno e familiares”. A Unioeste será primeira Universidade a implantar o projeto lançado pela Seju.

Segundo o secretário Artagão o projeto surgiu do desejo de promover a adolescentes uma formação profissional, um trabalho efetivo e dar capacidade de sustentarem as famílias, ou seja, o resgate da dignidade.

“Esse é um projeto de grande alcance que trará não só para o Paraná um grande efeito como para todo o Brasil. É um compromisso social nosso e um desejo da nossa gestão de promover com a Unioeste, efetivamente, a inserção social”, reforçou Artagão.

Para o reitor o projeto oportuniza aos adolescentes em medida socioeducativa que se qualifiquem para inserção social. “Somos pioneiros na aplicação desse projeto e sabemos o alcance que tem, especialmente, para que esse jovem possa projetar um futuro melhor e dentro da nossa Universidade”, frisou Wolff.

De acordo o coordenador do projeto na Unioeste, professor Marco Antônio Batista Carvalho, o projeto, pioneiro no Paraná, visa se adequar ao Plano Estadual de Atendimento Socioeducativo que objetiva contribuir para a interrupção da trajetória acidenta de adolescentes internos e egressos do Sistema Socioeducativo, bem como criar oportunidade de construção de autonomia e emancipação do cidadão para os adolescentes e, com extensão, aos familiares. “Por meio desse projeto a Unioeste irá oportunizar, inicialmente em seu espaço privilegiado de produção de cultura, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, vagas na modalidade de menor aprendiz, por meio de Contrato de Aprendizagem, para adolescentes egressos e em cumprimento de medidas socioeducativas, que estejam cursando o ensino fundamental”.

O professor Marco salienta também que o convênio entre Unioeste e Seju conta com a parceria do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), unidade Cascavel.