Cotidiano

Unila inscreve para doutorado

O curso é gratuito e as inscrições podem ser feitas até o dia 5 de dezembro, somente pela internet no site do Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio

Foz – Foi publicado na quinta-feira edital de seleção para o doutorado interinstitucional em Relações Internacionais, parceria entre a Universidade Federal da Integração Latino-Americana e a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Esse é o primeiro curso de doutorado a ser ofertado pela Unila. As aulas começam no primeiro semestre de 2017.

O curso é gratuito e as inscrições podem ser feitas até o dia 5 de dezembro, somente pela internet no site do Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio (www.iri.puc-rio.br/pos-graduacao/doutorado). São 15 vagas, sendo 5 vagas exclusivas para a Unila. No dia 12 de dezembro será divulgada a relação dos candidatos selecionados para a entrevista, marcada para os dias 15 e 16, em caráter eliminatório. O resultado final sai no dia 19 de dezembro.

O doutorado interinstitucional é uma modalidade de pós-graduação que funciona em parceria entre a instituição proponente do curso, no caso a PUC-Rio, e a receptora, no caso a Unila. A proposta foi aprovada pela Capes no final de 2015 e avaliada em instâncias internas da universidade, aprovada pelo Conselho Universitário na reunião do dia 24 de outubro.

“Esse é o primeiro doutorado da Unila, um ganho muito expressivo já que os doutorados, em geral, precisam esperar o amadurecimento dos mestrados”, afirma a professora Gisele Ricobom, coordenadora local do curso. O Dinter é uma parceria que traz benefícios para as duas instituições, lembra o professor Fábio Borges, que divide a coordenação do curso. “A PUC-Rio tem o doutorado na área de Relações Internacionais melhor avaliado no Brasil. Para manter essa avaliação, um dos requisitos é gerar conhecimento regional e no interior do país. A Unila, por sua vez, é uma universidade jovem e vai ganhar experiência para abrir o próprio programa de doutorado”, comenta.