Política

Unila e Fundetec firmam parceria

"Sempre defendi o conceito de que o Poder Público não pode estar distante da universidade, uma vez que ela tem um grande arsenal de conhecimentos, de pesquisa e de extensão que precisa ser compartilhado com a sociedade, por isso é tão importante e necessária esta integração", disse ontem o prefeito Leonaldo Paranhos ao receber o reitor pro tempore da Unila (Universidade Federal da Integração Latino-Americana), Gustavo Oliveira Vieira, que esteve no gabinete junto com o diretor e o vice-diretor do Ilatit (Instituto Latino-Americano de Tecnologia), Oswaldo Hideo Ando Junior e Jiam Pires Frigo, para assinar um Termo de Cooperação com a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico(Fundetec).

De acordo com Alcione Tadeu Gomes, presidente da Fundetec, a parceria é um avanço em projetos de desenvolvimento. "Nossa meta é trazer a universidade para dentro da Fundação visando ao fomento de cursos de formação, especializações, EADs, todos voltados à realização de projetos estratégicos que visem ao desenvolvimento regional".

Propostas de aproximação

São várias as propostas de aproximação com a Unila, que vêm inclusive ao encontro da recente implantação do Programa de Valorização do Servidor Público, lançado pelo prefeito Paranhos no Dia Internacional da Mulher e que prevê, entre as 56 ações, a capacitação e a formação em parceria com instituições de ensino superior como esta.

O primeiro projeto de extensão com a Unila está em fase de formatação e, segundo Alcione, poderá ser voltado à educação, ciência e tecnologia. Formalizado o Termo de Cooperação, o próximo passo será avaliar as demandas na região e as áreas de interesse, para definir o público-alvo e o formato da proposta.

Formação

"Temos um campo vasto de formação relevante para a sociedade, podemos fomentar mestrados inclusive para a formação de professores da rede, formar parcerias pedagógicas com pesquisa e extensão, para conectar e somar estrategicamente, pois a Unila considera as atividades de extensão como parte indissolúvel do ensino e da pesquisa acadêmicas visando promover a inclusão social, a diversidade cultural e a produção de conhecimentos capazes de promover a integração econômica, social e política das comunidades fronteiriças", enfatizou o reitor.