Saúde

UNILA cede ultrafreezer que pode viabilizar vacinação da Pfizer em Foz do Iguaçu

Equipamento poderá ser utilizado pela Prefeitura para armazenar as doses do imunizante, que exige temperaturas de até -70ºC

UNILA cede ultrafreezer que pode viabilizar vacinação da Pfizer em Foz do Iguaçu

Foz do Iguaçu – A UNILA (Universidade Federal da Integração Latino-Americana) vai ceder um ultrafreezer vertical para a Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu. O equipamento poderá ser utilizado para armazenar doses da vacina da Pfizer/Biontech, que exige temperaturas de até -70ºC. A liberação dessas vacinas ainda depende de decisão da Secretaria Estadual de Saúde e poderá dar mais celeridade à imunização da população iguaçuense contra a covid-19.

O ultrafreezer que será cedido pela UNILA faz parte dos equipamentos do Laboratório de Ciências Médicas da instituição. Com capacidade de armazenamento de 380 litros, o freezer atinge a temperatura mínima de -86ºC e é utilizado para armazenar material biológico e reagentes. O transporte deve ser realizado nos próximos dias.

Este é o segundo equipamento deste tipo cedido pela UNILA dentro da estratégia de combate à pandemia em Foz do Iguaçu. Outro ultrafreezer da Universidade está sendo utilizado no Laboratório Municipal, onde são realizados os exames do tipo RT-PCR para detectar a covid-19.

Para o reitor da UNILA, professor Gleisson Brito, com a cessão, a instituição “reitera seu compromisso com o município de Foz do Iguaçu, ampliando o conjunto de ações institucionais para auxiliar o poder público municipal nos processos de enfrentamento e superação desta crise pandêmica”, destacou.

Desde a confirmação dos primeiros casos de covid-19 no município, em março de 2020, a Universidade vem protagonizando ações em diversas frentes de atuação no combate ao novo coronavírus, com a presença de acadêmicos em barreiras sanitárias, plantão telefônico, triagem em unidades de saúde, pronto-socorro respiratório, enfermaria, UTI covid e Laboratório de Biologia Molecular.

Somente em 2020, foram mais de 23 mil atendimentos no Plantão covid-19; mais de 44 mil testes RT-PCR realizados, para a detecção do coronavírus; quase 18 mil atendimentos de telemedicina até meados de dezembro e cerca de 3.500 pessoas atendidas em inquéritos sorológicos. Somam-se a isso, as contribuições na produção de álcool glicerinado destinado à saúde pública, a projeção de máscaras 3D e a análise de dados, que contribui para o esclarecimento da população.