Cotidiano

Unidos por melhorias

Moradores de bairros da região oeste de Cascavel decidiram se unir e formar uma comissão para reivindicar melhorias de infraestrutura à população. A primeira reunião foi uma iniciativa das moradoras Cleucir Debiazi e Terezinha de Paulo Santos, do Bairro Paulo Godoy. O objetivo foi mobilizar a comunidade e unir esforços em prol de soluções para os problemas locais e de toda região.

A mobilização deu certo e já no primeiro encontro, que aconteceu na última sexta-feira (20) no salão comunitário do Paulo Godoy, cerca de 80 pessoas participaram. A comissão pretende atuar de forma independente, mas com o foco voltado aos interesses da comunidade.

Segundo os organizadores, a comissão visa contribuir para o andamento dos trabalhos das Associações de Moradores do Paulo Godoy e Santa Cruz, auxiliar o poder público no levantamento das prioridades da região oeste. “Além de criar projetos de melhorias nos bairros e acompanhamento da execução de obras nas áreas de educação, saúde, segurança pública, transporte, esporte e lazer da nossa região”, diz Cleucir.

Assuntos

Segundo a moradora, foi adotada uma dinâmica que após a acolhida da comunidade e apresentações, os presentes da reunião foram divididos em cinco grupos de aproximadamente 14 pessoas. Pautas variadas integraram o debate, mas o setor de saúde foi um dos principais pontos discutidos. Uma das propostas foi a criação de um Conselho de Saúde local.

Outras pautas apresentadas foram a construção de uma Unidade Paraná Seguro (UPS) na região, academias da terceira idade, quadras poliesportivas, manutenção na iluminação pública em algumas ruas. Os moradores prometem acompanhar de perto as obras da Escola Municipal Ademir Correia Barbosa e da revitalização da Avenida Tito Muffato. A reforma dos salões comunitários do Paulo Godoy e Santa Cruz também foi debatida. A questão ecológica também não passou despercebida e os moradores trataram da separação e destinação adequada do lixo.

Nova reunião

Ainda nesta semana, a comissão deve se reunir novamente para definir uma agenda de trabalhos e posteriormente será informada a toda a comunidade uma data para uma próxima reunião geral, quando então se fará o repasse do andamento das atividades.