Cotidiano

Unidade que quase foi demolida teve melhor Ideb da rede pública do Rio

2010070565630.jpg RIO- Posta em risco pelo próprio poder público, a Escola Municipal Friedenreich, que quase foi demolida pelo governo Estadual para ser substituída por equipamentos de apoio à Olimpíada do Rio, registrou o melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) da escolas públicas da cidade nos anos iniciais do ensino fundamental (4º e 5º ano), com nota 8,3, segundo dados divulgados hoje pelo Ministério da Educação (MEC). A unidade ficou à frente de escolas de excelência como o CAP-Uerj e Colégio Pedro II- unidade Humaitá.

Em 2013, após intensa campanha de professores, pais e alunos e várias manifestações contra a derrubada da escola, o governo estadual, comandado na época por Sérgio Cabral, cedeu aos protestos e resolveu poupar a unidade, que seria demolida para sediar quadras de aquecimento para seleções de vôlei nos Jogos Olímpicos.

Mesmo na edição anterior do Ideb, em 2013, a Escola Municipal Friedenreich havia registrado nota 7,5, quase o mesmo índice alcançado neste ano pela escola mais bem colocada da rede estadual, o CAP- Uerj, que teve nota 7,6 nos anos iniciais do fundamental. A unidade Humaitá do Colégio Pedro II, da rede federal, teve índice 7,9 neste ano, sendo a melhor escola da rede federal.

O colégio, cujo nome é uma homenagem um dos maiores jogadores brasileiros de todos os tempos, seria reconstruído num terreno de outra instituição municipal de ensino, a 1,3 quilômetro do estádio.