Saúde

Unidade de Saúde Móvel de Foz está no bairro Morumbi

O Morumbi contabilizou 42 casos ativos da doença

Unidade de Saúde Móvel de Foz está no bairro Morumbi

A Unidade de Saúde Móvel chegou essa semana ao Centro de Convivência Darci Zanatta, no Morumbi. O local foi escolhido para receber o caminhão devido a dados apontados no Mapa de Calor, divulgado junto ao Boletim Epidemiológico dos Casos Coronavírus, onde verificou-se alta incidência do vírus.

O Morumbi contabilizou na última semana, 42 casos ativos da doença, e acendeu o alerta vermelho à região. A presença da unidade móvel vem em auxílio aos trabalhos já desenvolvidos pela Central Covid do Hospital Municipal Padre Germano Lauck. A rede também conta com a unidade Padre Ítalo, no Porto Meira, com atendimento 24 horas e que hoje funciona como uma extensão dos serviços de combate à Covid-19.

A unidade móvel está em operação desde o final do mês de junho e deve circular pelos pontos considerados críticos, para facilitar o atendimento a sintomáticos. O caminhão, tem uma estrutura completa semelhante a uma unidade de saúde, adaptada para receber os sintomáticos respiratórios com agendamento e coleta de exames, entrega de resultados e acompanhamento.

A indicação de busca do serviço no caminhão é somente para pessoas com sintomas respiratórios. “A busca desnecessária dos serviços acaba atrapalhando o atendimento a pessoas que realmente apresentam os sintomas e precisam fazer o teste”, comentou a coordenadora da unidade, Rozineide Batista dos Santos.

O caminhão deve permanecer em cada localidade de dois a cinco dias, onde há situação crítica. O horário de atendimento é o mesmo das unidades de saúde, das 8h às 17hs. No Lagoa Dourada, primeiro bairro onde permaneceu por cinco dias, foram realizados 175 atendimentos.