Cotidiano

UniCredit consegue ? 1 bilhão com venda de ativos

257387134_1-3.jpg

MILÃO – O banco italiano UniCredit conseguiu levantar mais de ? 1 bilhão com vendas de ativos esta semana, enquanto o novo diretor executivo da instituição age rapidamente para recuperar a folha de balanço do banco. Desse total, quase ? 750 milhões vieram da venda de uma fatia de 10% no Bank Pekao, segunda maio instituição financeira da Polônia. E outros ? 328 milhões são da venda de uma fatia igual do Fineco, unidade de internet banking do UniCredit.

UniCredit_1307

O UniCredit detém uma participação de 55% no Fineco e de cerca de 40% no banco polonês. As ações da entidade italiana, que já acumulam queda de quase dois terços do valor este ano, recuaram 3,5%, a ? 2,026 nesta quarta-feira.

A venda de ativos vem após o anúncio do banco na segunda-feira de que irá conduzir uma minuciosa revisão estratégica dos negócios sob o comando do novo diretor executivo Jean Pierre Mustier, que assumiu o cargo no último mês para recuperar a situação financeira do banco.

Os esforços do UniCredit para aprimorar sua posição financeira surgem em meio às preocupações sobre a saúde do sistema bancário italiano após o referendo que definiu a saída do Reino Unido da União Europeia, realizado em 23 de junho.

Analistas do banco americano JPMorgan afirmaram em nota que ?a velocidade de execução é impressionante?, acrescentando que esperam que os negócios da instituição italiana na Áustria e o braço de investimentos Pioneer Investiments, bem como unidades menores no Leste europeu, também podem ser vendidos.

Os especialistas disseram, no entanto, que não está descartada uma elevação de capital ?para concluir integralmente o debate e fornecer margem de manobra?.

Em seu anúncio, o banco disse que entre as medidas para melhorar seu desempenho e rentabilidade estão mais cortes de custo e uma redução em seu perfil de risco. O UniCredit classificou como operações estratégicas do grupo a subsidiária alemã HVB, as operações eurpeias no centro e leste da Europa e os negócios de investimento corporativo e disse que as operações na Itália são centrais à empresa.