Cotidiano

Único hospital psiquiátrico da região vai encerrar atividades em julho

As rescisões contratuais já começaram; dos 126 funcionários contratados, 100 serão desligados da empresa

Marechal Cândido Rondon – A diretoria do Hospital Filadélfia, de Marechal Cândido Rondon, comunicou oficialmente o fechamento do único hospital psiquiátrico da região.

“A intenção é lembrar o aniversário de 64 anos da unidade, em 25 de julho, com o hospital vazio”, lamenta a direção em coletiva na Acimacar.

O pronunciamento vai contra a posição da Secretaria Estadual de Saúde. Na semana passada, o Estado alegou que o hospital deveria seguir as regras do contrato firmado, deixando de atender somente depois de completados três meses do comunicado oficial, feito há sete dias. Entretanto, o Filadélfia garante que nenhum paciente sairá lesado, já que os tratamentos duram em média 60 dias. 

As rescisões contratuais já começaram. Dos 126 funcionários contratados, 100 serão desligados da empresa. O restante será remanejado ao Hospital Rondon, também da família Seyboth, principalmente ao setor de lavanderia.

O hospital acumula dívida de R$ 16 milhões. Além disso, o governo estadual deixou de repassar, desde outubro de 2014, cerca de R$ 1,2 milhão, o que agravou o quadro. O último reajuste feito pelo Estado ocorreu em 2012, ano em que Filadélfia tentou descredenciamento da Central de Leitos.

 (Com informações de Marina Kessler)